quinta-feira, 28 de junho de 2012

mtb: 61431
Por Cristiane Sampaio

Olá,
Hoje vamos divulgar pra vocês um pouco mais sobre o 48º Congresso da IPA: Facing the pain, que vai se realizar de 31 de Julho a 3 de Agosto de 2013, na cidade de Praga, República Checa. O evento vai abordar temas relevantes como a experiência clínica e o desenvolvimento do conhecimento em psicanálise, diante da dor.

Tanto o analista e como o paciente tem que estar diante da dor psíquica na experiência clínica. Como esses encontros nos consultórios informarão os caminhos pelos quais desenvolvemos a teoria psicanalítica, e em um nível mais fundamental, a base do nosso conhecimento?

Além disso, fatores culturais e sociais, tais como a crise econômica mundial, a repressão política e a revolta podem influenciar os nossos pacientes e a nós mesmos, atitudes que afetam o nosso trabalho clínico.

Este Congresso vai se concentrar em como o processo psicanalítico é gradualmente transformado, a partir de conceituações iniciais e incipientes do analista, em teorias mais coerentes e polidas, que podem ser comunicadas e, possivelmente, investigadas por métodos empíricos. Optamos por examinar este processo através da lente de três grandes temas que são predominantes na prática clínica hoje:

 
1. Depressão em suas múltiplas facetas com suas diversas dinâmicas subjacentes.

2. Distúrbios da regulação afeto que abrangem um amplo espectro de doenças, como as que envolvem a formação de caráter, déficits de atenção e que são amplamente referidos como distúrbios de desenvolvimento.


3. Interrupções no processo de simbolização que muitas vezes são predominantes em pacientes com sintomatologia psicossomática, trauma social e pessoal, disfunções sexuais e os distúrbios do pensamento.

Cada manhã, um painel principal vai girar em torno de um trabalho clínico que irá considerar um desses temas em profundidade. Esta apresentação será seguida por dois documentos de reflexão. Mensagem dos grupos do painel de discussão será oferecida para a continuação do diálogo e da reflexão. Painéis da tarde irão incluir investigações de pesquisa empírica sobre os temas destacados; outros painéis irão refletir as mudanças profundas na paisagem sócio-política que tem sido moldada por eventos históricos, bem como pela atual crise econômica. Essas discussões procurarão abordar as formas em que a prática psicanalítica impacta e é impactada por essas mudanças.

Nosso objetivo é ter um Congresso onde será possível a difusão de conhecimento, a reflexão e o debate em um ambiente aberto. Nós vamos expandir a nossa teoria e prática clínica,  um esforço para aprofundarmos e alargarmos ainda mais a nossa compreensão psicanalítica.

As atividades do Congresso incluir
ão grupos de trabalho, pequenos grupos de discussão, documentos individuais, painéis e posters.

Todas as propostas devem ser feitas on-line, visitando www.ipa.org.uk e clicando em ''Prague Congress 2013 ". O prazo para apresentação de propostas é 07 setembro de 2012. As propostas devem ser recebidas até essa data. Uma confirmação será enviada em resposta.

 
No próximo post vamos mostrar um pouco de Praga, para que vocês conheçam esta cidade linda que será sede do Congresso.

 
Até!

Fonte: www.ipa.org.uk

terça-feira, 26 de junho de 2012


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431

 
Olá,

Esta semana teremos mais um momento imperdível com Cinema & Psicanálise. O filme escolhido para um grande debate com vocês foi “Closer”, do diretor Mike Nichols. Muito bem criticado, o filme “Perto Demais” é um drama que levanta questões e gira em torno do romance entre quatro pessoas. Quatro personagens de comportamentos e vidas totalmente diferentes que acabam de uma forma ou de outra se envolvendo, em busca do amor.

Anna (JuliaRoberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

Um filme e um debate imperdível! Os comentários serão realizados pela Dra. Luciana Marchetti Torrano, Psicóloga e Psicanalista, (Membro Associado da SBPRP).




Informações:

Data: 29/06/12
Local: Anfiteatro da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (Rua Bernardino de Campos, 1000 - Ribeirão Preto)

Valor: R$6,00 (cortesia para funcionários do HC-FMRPUSP)
Horário: 19h30min
Participantes: Aberto ao público.
Informações: (16) 3911-4243 / (16)3623-7585

quinta-feira, 21 de junho de 2012

mtb: 61431
Por Cristiane Sampaio

Olá,
Hoje vamos divulgar aqui no blog a ultima sessão de Cinema & Psicanalise da Maratona que vem acontecendo desde o começo do ano no SESC, de Ribeirão Preto. O filme é “Shirley Valentine” e será exibido no próximo domingo, às 15h.
Sinopse
Shirley Valentine é uma perfeita e tradicional esposa. Todos os dias arruma a casa, passa roupa, e prepara o jantar do marido. Só que Shirley está vivendo um momento difícil e acha que essa existência rotineira está acabando com seus velhos sonhos de juventude. Para tentar recuperá-los, viaja por duas semanas para a Grécia com uma amiga. Longe do marido e dos filhos, talvez encontre o amor e quem sabe a liberdade. Mas será isso mesmo o que Shirley Valentine quer? Não perca a sessão e o debate, será mais um evento imperdível da SBPRP.
Os comentários serão realizados por Helena L. Alves de Lima Furtado (Membro filiado da SBPRP). Ninguém vai perder!
Nos vemos lá!
Informações:
Local: Auditório do SESC (Rua Tibiriça, 50 - Centro)
Entrada Franca e Aberto ao Público

Fonte: www.interfilmes.com

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 41.631

Olá,
Já esta tudo preparado e a SBPRP está de braços abertos para recebê-los em mais um grande evento, em Ribeirão Preto. Desta vez, estamos falando do Transformações: Uma homenagem a James Grotstein.
Nós prorrogamos as inscrições. Elas devem acontecer até mesmo durante o evento. Mas corra, pois são limitadas!

Aqui vai a programação para quem vai participar.
Evento Transformações em Ribeirão Preto
Pensadores Singulares da Psicanálise - Uma Homenagem à James Grotstein

Dia 15/06/2012, sexta feira:
19 hs Entrega de Credenciais
19:45 hs Mesa de abertura
20 hs Conferência: Arnaldo Chuster - Imaginação Radical.
22 hs Coquetel de confraternização - Exposição de Escultores

Dia 16/06/2012, sábado:
8:30 às 9:25 hs: Júlio Frochtengarten - Palestra: Por que Transformações?
9:30 às 10:25 hs: Célia Fix Korbivcher - Palestra: Transformações
autísticas: uma proposta.
10:30 às 11 hs Coffee break
11-12:00 hs: Renato Trachtenberg - Palestra: Cesuras e des-cesuras:
alguns pensamentos sobre o lado oculto da lua.

•Almoço•
14:30 hs Arnaldo Chuster: Palestra com idéias sobre a obra /pessoa de
James Grotstein.
15:30 às 17:00 hs Vídeo conferência com James Grotstein: Transferência
e contratransferência.
17:00 hs Encerramento

Nos vemos lá!
Obs. Ainda teremos estacionamento em frente, com preços especiais e restaurantes e padarias bem próximos ao evento! Não perca!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431


Atenção!
 
Hoje vamos utilizar este post especialmente, para alertá-los que estamos prestes a encerrar as inscrições para o evento “Transformações”. Só restam algumas vagas e sabemos que ninguém vai ficar de fora.

Então acesse o site www.sbprp.org.br e se inscreva!

O evento

O evento Transformações em Ribeirão Preto foi pensado a partir do contato de um grupo de psicanalistas de nossa cidade com o Dr. James Grotstein. Sua generosidade em compartilhar conosco as ideias elaboradas a partir de um profundo conhecimento da obra de Klein e posteriormente de Bion, despertou a vontade de expandir esta experiência, sob a forma de um evento. O estudo das Transformações em Bion tem sido um grande estímulo ao pensar, por ser uma mudança essencial em sua teoria e também por lançar novas possibilidades à prática da psicanálise.

Dr. James S. Grotstein é psiquiatra e psicanalista, professor da UCLA School of Medicine e analista didata do Los AngelesPsychoanalytic Institute - Psychoanalytic Center of Califórnia. Teve um contato muito próximo com Bion quando este viveu na Califórnia. É autor de inúmeros trabalhos científicos em importantes jornais e revistas psicanalíticas nos EUA, Europa e América Latina, e de diversos livros, alguns deles publicados no Brasil.

----------------------------------------------------------------------------------

Datas: 15 e 16 de Junho

Local: Anfiteatro do bloco C da UNIP - Ribeirão Preto

Conferência de abertura com Arnaldo Chuster (Associação Psicanalítica Rio 3 - APRIO3. Com direito a Coquetel de confraternização e Exposição de Esculturas

Mesa: Célia Fix Korbivcher (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP) e Renato Trachtenberg (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre - SBP de PA)

Palestra: Júlio Frochtengarten (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP)
Vídeo-conferência com James Grotstein ( New Center for Psychoanalysis e Psychoanalytic Center of California, LOS ANGELES, USA)

Palestra: Arnaldo Chuster sobre a obra e a pessoa de Grotstein

Você não vai ficar fora dessa!

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!