sexta-feira, 23 de novembro de 2012


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 41.631



Olá,

O final do ano chegou. Estamos encerrando nosso cronograma de Cinema & Psicanálise e para fechar 2012 com chave de ouro vamos exibir no próximo dia 30 de Novembro, um grande sucesso do cinema argentino: “Valentin”

O filme se passa em Buenos Aires, em 1960, e conta a história do pequeno Valentin, de apenas nove anos. Ele vive com a avó, pois o pai está sempre trabalhando e a mãe desapareceu assim que se separou de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando em se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe. Valentin só passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai.

Segundo a comentarista, médica e membro da SBPRP, Dra. Fátima Maria Cassis Ribeiro Santos, Valentin é a história de um garoto que luta muito para manter-se vivo psiquicamente. Dentro de sua breve existência, ele precisa fazer uso de muitos recursos psíquicos para dar conta de suas relações familiares e de questões relacionadas à sua sobrevivência. O que fazer, como fazer - vai depender de sua criatividade. Venha se encantar com nosso pequeno poeta, que nos dá um exemplo de como manter-se pensante mesmo sentindo muitas dores psíquicas.




A sessão acontece no próximo dia 30, às 19h30min, no anfiteatro da Unidade de emergências do HC, em Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos, 1000).

Mais informações: www.cinemaepsicanalise.com.br ou na página do evento no faceboook.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 41.631


É isso mesmo, os preparativos estão a todo vapor. O XXIV Congresso Brasileiro de Psicanálise já tem tema, data e local escolhido. Para quem ainda não sabe, aqui vão as primeiras informações: a temática escolhida é “Ser contemporâneo: Medo e Paixão” e o evento se realizará em Campo Grande – MS, entre os dias 25 e 28 de Setembro de 2013.  Reservem a data. Será imperdível!

Conforme o comentário da presidente Gleda Brandão Coelho Martins de Araujo publicado no último Jornal da FEBRAPSI, “O tema Ser contemporâneo: Medo e Paixão nos inspira pensar e refletir sobre o mundo contemporâneo e o mal-estar de viver nele, mas também nos convida a discutir o papel da psicanálise e os desafios que esta precisa enfrentar para manter-se atual e revolucionária. Debater sobre a atualidade e o futuro da psicanálise nos leva a refletir sobre seu passado e seu presente de forma a poder extrair, do saber acumulado nesses cento e poucos anos de história, teoria e prática clínica, indagações sobre sua eficácia para os dias atuais em suas dimensões: teórica, clínica, técnica, investigativa, etc”.

Ainda de acordo com a presidente até o final deste ano os diretores de Instituto serão convidados a se reunirem com o coordenador do Congresso Didático, o diretor científico, bem como com toda a diretoria da FEBRAPSI para juntos definirem as diretrizes do eixo didático deste grande evento.

Fiquem atentos as informações, em breve postaremos mais novidades. Ninguém vai ficar de fora!

Fonte: FEBRAPSI.

sábado, 3 de novembro de 2012



Por Cristiane Sampaio
MTB – 61.431


 Olá,

Como já escrevemos no título nossa próxima viagem será em busca da terra do nunca! É isso mesmo, a próxima sessão de cinema & psicanálise que acontecerá no próximo dia 11, trará a intrigante história de J.M. Barrie. Ninguém menos que o criador de Peter Pan!

J.M. Barrie, interpretado por Johnny Depp, é um bem-sucedido autor de peças teatrais, que apesar da fama que possui está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins de Kensington, em Londres. É lá que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia (Kate Winslet), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, envolvendo castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios. Inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.

Finding Neverland é um drama sobre a perda da inocência e a criação de um lugar secreto onde é possível se esconder da dureza do dia-a-dia. Misturando cenas reais com fantasias, o diretor Marc Foster (A última ceia) consegue fazer o mais marombado dos Pitboys sair da sala dizendo que entrou um cisco em seu olho.  




Para quem nunca assistiu este grande filme, vale a pena conferir e aproveitar mais um grande debate. Os comentários serão realizados por Luzdalma de Maio Vieira Barbosa (Psicóloga e Membro Filiado da SBPRP).

Lembrando: A sessão acontece dia 11, domingo, às 15h no SESC (Rua Tibiriçá, n° 50), em Ribeirão Preto.

Mais informações? Clique aqui!

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!