quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Realidade e Ficções
Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431

Vocês já viram o que vem por aí, então fica a dica para quem ainda não conseguiu enviar o trabalho ou proposta: o prazo limite para o envio é 31 de janeiro de 2014. O 30º Congresso Latino – Americano de Psicanálise acontece entre os dias 03 e 06 de Setembro de 2014 em Buenos Aires Argentina. O tema escolhido foi “Realidade e Ficções”, abrindo possibilidade para amplos debates sobre psicanálise numa perspectiva interdisciplinar, confiamos que será um Congresso que partindo da clínica  psicanalítica estará aberto ao diálogo com muitas disciplinas e ainda com o público em geral interessado no tema escolhido, que é de grande amplitude e atualidade. 

Clique AQUI e saiba muito mais! 

Várias atividades pré, pós e paralelas ao Congresso estão sendo organizadas.

Fique por dentro: 

1. Primeiro Diálogo Latino-americano entre Psicanalistas e Psiquiatras 
Organizado conjuntamente com APAL (Associação Psiquiátrica da América Latina) e APSA (Associação de Psiquiatras Argentinos), este Diálogo terá lugar na terça-feira, 02 de setembro de 2014. 
Sabemos que as relações entre a Psiquiatria e a Psicanálise tem sido sempre motivo de interesse de nossas sociedades componentes, assim como da FEPAL e da IPA. Nos últimos anos há um renovado estímulo para estudar essa interface, respeitando seus respectivos discursos e metodologias, em beneficio de seu campo de interesse comum que são nossos pacientes.
 

2. Jornada de Arte e Psicanálise Latino-americana 
A realizar-se na segunda-feira, 01 de Setembro de 2014, no Museu de La Ciudad de Buenos Aires.
3. Encontro de Cinema e Psicanálise Latino-americanos 
Previsto para quarta-feira, 03 de Setembro de 2014, num espaço apto para projeções organizadas pela Área de Comunidade e Cultura. Os respectivos comitês organizadores estão trabalhando para que nestes espaços nos acompanhem artistas plásticos, escritores, dramaturgos, cineastas, e outras personalidades da cultura. Propusemos-nos gerar um espaço de diálogo e de intercâmbio, que reflete a inserção da psicanálise em distintos âmbitos da cultura que resulte em benefício mútuo e no desenvolvimento da psicanálise na região. Toda inquietude com respeito a este tema poderá ser dirigida à Diretora de Comunidade e Cultura, Mónica Cardenal: cardenalmonica@gmail.com

4. Jornada sobre Educação e Subjetividade: intervenções e problemas psicossociais nas aulas 
Sexta-feira 05 e sábado 06 de Setembro de 2014. Educar, psicanalisar e governar foram descritas por Freud como as três profissões impossíveis. Dar resposta aos questionamentos que nos fazem as crianças e jovens de hoje, constituem um desafio para quem trabalha na clínica e em salas de aula.

A psicanálise pode oferecer sua experiência e saber específico - em função do trabalho clínico com crianças, adolescentes e suas famílias - que, em conjunto com as vozes da pedagogia, da psicopedagogia, a sociologia, a filosofia e a antropologia, colaboram significativamente com os mestres e diretores que, muitas vezes, se veem transgredindo ou carecendo de formação adequada para enfrentar patologias graves, transgressões adolescentes, episódios violentos, etc.


Do mesmo modo, confiamos que os profissionais da saúde mental se nutram da trajetória dos educadores e de sua experiência no magistério, gerando um espaço em comum e de transmissão de intervenções possíveis em temas sensíveis e de grande impacto na constituição subjetiva de pequenos e jovens.

5. Jornada de Crianças e Adolescentes 
3 de setembro 2014
Fonte: www.fepal.org

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Local, data e programa científico definidos!

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431


Atenção, pessoal!

Temos novidades sobre um dos eventos mais aguardados de 2014. O local, a data e os programas (científico e cultural) já estão praticamente definidos. A data e o local podemos confirmar com certeza, anotem aí, dias 15, 16 e 17 de maio de 2014, no Auditório da Faculdade de Direito da USP, em Ribeirão Preto. O programa científico completo está no nosso site. Acessem AQUI. A programação cultural divulgaremos para vocês nos  próximos posts da Bienal.  A Comissão Organizadora está empenhada para que a abertura das inscrições ocorra no início do ano. Fiquem atentos!

O evento

O evento abordará como tema principal “Humor, Verdade e Psicanálise”, que traduzido nas palavras da Dra. Lia Fátima Christovão Falsarella, atual Diretora Científica e Coordenadora Geral do evento, querem dizer que “A psicanálise não ilude a dor, nem a torna risível, mas a acolhe em continente que a desintoxica de excessos indigestos. A função última da psicanálise também é fornecer ao homem o alimento da verdade que, se não o torna tão mais feliz, o faz mais forte para lutar pela felicidade. Humor e Psicanálise são métodos de ingerir doses de verdade”.

A Bienal reunirá profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Serão psicanalistas, jornalistas, escritores, filósofos, sociólogos, dramaturgos, entre outros, distribuídos em cursos, conferências e mesas redondas. Farão parte também da programação, atividades bem humoradas, artísticas e culturais, entrelaçadas com as atividades científicas.

Vale a pena esperar este grande evento.

Acompanhe sempre nossos posts. Em breve, novidades vêm por aí!



sábado, 23 de novembro de 2013

Ciclo Lars Von Trier apresenta o filme “Melancolia”
Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431


Hoje vamos divulgar mais uma sessão do projeto Cinema & Psicanálise: “Ciclo Lars Von Trier”. Esta série vem exibindo filmes “semi-autobiográficos” do consagrado cineasta dinamarquês, como ele mesmo refere. A próxima sessão acontecerá em 14 de dezembro às 14h30min no IFF – Instituto Figueiredo Ferraz e apresentará o filme Melancolia

O filme apresenta a estória do metafórico planeta chamado Melancolia, que está em rota de colisão com a Terra, o que resultaria na extinção total da vida. Neste contexto, alardeado por uns e negado por outros, Justine (Kirsten Dunst), mulher que tem um profundo contato com acondição de sofrimento humano, está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland), realiza uma suntuosa festa para a comemoração. Nesta, as verdades pessoais de cada um gradualmente emergem.

O resultado é um filme visualmente muito elaborado, com inspiração em pinturas pré-rafaelitas e contemporâneas alemãs, música de Beethoven (como a "Nona Sinfonia"), tudo isso traduzindo a habitual visão niilista do diretor sobre a vida e as relações humanas. Não escapa nem o destino do planeta Terra, mas na última cena, o lúdico o sonho encontram seu lugar privilegiado.

Uma sessão instigante, que vai nos proporcionar uma bela discussão ao final do filme. Os comentários ao filme serão realizados pela psicanalista, membro efetivo e analista didata da SBPRP, Sra. Thaís Helena Thomé Marques. Um evento imperdível!

Em breve informaremos sobre as inscrições, fique atento pois as vagas são muito limitadas. Se ligue nos posts!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A logomarca da III Bienal de Psicanálise e Cultura: Humor, Verdade e Psicanálise foi criada pelo colega Murilo Moscheta, psicólogo e professor da Universidade Estadual de Maringá.

A inspiração foi a imagem do Keith Haring, escolhida pela Comissão de Divulgação, que foi “utilizada como base para a produção de uma nova imagem, mais adequada à proposta do evento, sendo original”, segundo Murilo
Obra de Keith Haring, 1988 - Referência para a logo da Bienal.
Na logo criada para a Bienal, visualiza-se “dois protagonistas” que são associados com osprotagonistas do nosso tema: humor e psicanálise, arte e ciência, na lida com a verdade.

Nas palavras de Lia Fátima Christovão Falsarella, coordenadora geral do evento: “É que esse tema sugere um mínimo de dois: dois vértices, duas faces, dois personagens desenrolando o fio contínuo e inacabado da verdade”. Ou ainda o “outro lado do outro lado”, citando Luiz Fernando Veríssimo. Ainda segundo Veríssimo, “quando psicanalistas tratam sobre humor, estão vendo através do outro lado do outro lado. O lado sério do lado cômico do lado sério”.

A III Bienal acontecerá em 15,16 e 17 de maio de 2014. O programa científico está no nosso site www.sbprp.org.br. Confira!


Guiomar Papa de Morais
Coordenadora Comissão de Divulgação

terça-feira, 12 de novembro de 2013

O método psicanalítico, desde sua descoberta por Freud, tem sofrido expansões em seu corpo teórico e técnico. Bion, a partir das propostas de Freud e Klein intuiu que a mente funcionava alternando estados psíquicos neuróticos e psicóticos, portanto contraditórios, opostos e/ou cooperativos e integrados que se revelavam, frequentemente, na experiência de análise.


Penso serem estes os postulados básicos da Multidimensionalidade da mente (Bion,1991) e que tornou necessário  um novo corpo de constructos teóricos  e adequações do método no exercício da prática clinica.

Em 1965, Bion faz nova expansão ao desenvolver a Teoria das Transformações, introduzindo a noção da existência de uma realidade última “O” incognoscível e inacessível, a partir da qual as transformações ocorrem.  Tais expansões qualificam um estado de mente no qual coexistem o sensorial/ não sensorial; finito/ infinito e falsidade/ verdade.

Dr. João Carlos Braga, analista didata da SBPSP e do NPC, tem se dedicado ao estudo destes fenômenos e estará em nossa Sociedade no próximo dia 30/11/2013 compartilhando conosco os frutos de seus esforços. Certamente proporcionará significativa expansão de nossos conhecimentos.

O palestrante, a partir das ideias de Bion e de sua considerável práxis clinica, postula serem as experiências emocionais um fio condutor para  aproximações desses estados.

Contamos com a presença de todos os membros da SBPRP e da FEBRAPSI em mais este evento organizado pela Diretoria Científica da nossa Sociedade.

Comissão organizadora e Rachel Barbosa Lomônaco Beltrame (Presidente da SBPRP).


Atenção. 
Este evento é restrito aos membros da FEBRAPSI. 


- Serviço 
SBPRP
Rua Ércoli Verri, 230 - Jardim Ana Maria
Ribeirão Preto - CEP- 14026-200
(16) 3623-7585



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431

 
Olá,
 

Hoje, vamos divulgar a ultima sessão de Cinema & Psicanálise no SESC Ribeirão Preto em 2013. O filme escolhido para encerrarmos o ano foi “Stella”, o bem criticado filme francês. A exibição acontecerá neste domingo, 10/11, às 15h. Mais um evento reservado aos fãs do projeto.
 
Os comentários após o filme serão realizados pela Psicóloga e Membro filiado da SBPRP, Alessandra Paula Teobaldo Stocche. A convite do blog, ela nos adiantou uma prévia do filme e de suas observações, acompanhe!
 

“Stella foi produzido em 2008, mas se passa na década de 70, e é um filme com referências autobiográficas da roteirista e diretora Sylvie Verheyde. Trata-se da história de uma menina de 11 anos de idade que é transferida para uma escola elitizada parisiense. O ambiente altamente rigoroso e repressivo da escola somado ao contraste social entre os outros alunos e Stella resultam em uma inicial não adaptação e encapsulamento da personagem. Baixo desempenho, revolta e agressividade são as formas de exprimir seus conflitos internos.
 

Paralelamente a este contexto, Stella vive em um ambiente que não pode ser considerado uma casa, com pai e mãe em profundo desencontro, cada um voltado a seu mundo particular, sem servi-lhe de referência no seu desenvolvimento a caminho da adolescência. O lugar em que vive é um bar-hospedaria onde jogos, consumo de bebidas alcóolicas e cigarro em excesso apontam para um ambiente caótico. Stella transita neste meio estabelecendo um contato íntimo com um mundo adulto e precário. A família reside em quartos no andar de cima do bar-hospedaria onde convivem alguns hóspedes habituais, em geral fracassados e solitários vindos muitos deles da assistência social. A convivência com esses hóspedes torna-os por vezes suas referências familiares. Nesse ambiente tumultuado e difuso, com negligência repetitiva dos pais, Stella, por vezes, recebe o amparo afetivo-emocional de alguns dos frequentadores.
 

Na escola, de forma fortuita, Stella estabelece um relacionamento com uma colega de turma. Uma aluna exemplar, com uma condição cultural elevada e bem situada economicamente. Entretanto, de certa forma “estrangeira” como Stella, pois sua família é argentina, de origem judaica e encontra-se exilada em Paris. Nesse jogo entre a precária situação familiar, o processo de adaptação escolar e a relação de afeto estabelecida com essa amiga, surge um elemento transformador interno que encontra ressonância em Stella.
 

Winiccott  com relação à ‘natureza humana’, sugere que “[...] para cada indivíduo que tenha atingido o estágio de ser uma unidade (com uma membrana limitadora, um exterior e um interior), existe uma realidade interior a esse indivíduo, um mundo interno que pode ser rico ou pobre, estar em paz ou em estado de guerra.”(WINNICOTT, 2000, p.317). Sem duvida o mundo de Stella era um mundo de guerra, com conflitos aparentemente insolúveis. Entretanto, seu mundo interno guardava riquezas suficientes para sobrepor as condições adversas externas. Intriga saber quais seriam os fatores determinantes que levaram essa semente interna a germinar”.
 

Criamos uma página para o evento no facebook, clique AQUI e confirme sua presença.
Nos vemos lá!



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Já reservou estas datas? 

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431

Se ainda não reservou é bom já anotar na agenda. Durante os dias 15, 16 e 17 de maio de 2014, Ribeirão Preto será sede da III Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP. O evento abordará como tema principal “Humor, Verdade e Psicanálise”, que traduzido nas palavras da Dra. Lia Fátima Christovão Falsarella, atual Diretora Científica e Coordenadora Geral do evento, quer dizer que “A psicanálise não ilude a dor, nem a torna risível, mas a acolhe em continente que a desintoxica de excessos indigestos. A função última da psicanálise também é fornecer ao homem o alimento da verdade que, se não o torna tão mais feliz, o faz mais forte para lutar pela felicidade. Humor e Psicanálise são métodos de ingerir doses de verdade”.

Para adentrarmos nesta instigante temática, um rico programa foi organizado. A Bienal reunirá profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Serão psicanalistas, jornalistas, escritores, filósofos, sociólogos, dramaturgos, entre outros, distribuídos em cursos, conferências e mesas redondas. Fará parte também da programação, atividades bem humoradas, artísticas e culturais, entrelaçadas com as atividades científicas.

Para acessar o programa, clique AQUI.

Vale a pena reservar a data e aguardar este grande evento.
Acompanhe sempre nossos posts. Em breve, teremos mais informações.

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!