quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
02:48
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PROGRAMAÇÃO
Mesas
e Cursos/Bienal 2016
"Psicanálise
e Tecnologia Diálogos Possíveis"
Quinta (19/05/2016)
Entrega
de credenciais
Local:
Centro de Convenções de Ribeirão Preto.
Horário:
17h00min às 19h45min.
ABERTURA NO TEATRO PEDRO II
Quinta (19/05/2016)
Orquestra Jovem Alma (Academia Livre de
Música e Artes).
Programa:
"Beatles go Baroque" - Peter Breiner
Horário:
20h00min
PROGRAMA CIENTÍFICO NO CENTRO DE
CONVENÇÕES DE RIBEIRÃO PRETO.
Sexta (20/05/2016)
Mesa 1 (sexta-feira,
8h00min às 10h00min) Palestras
Ambientes digitais e imagens, presença ou abstração? (Prof. Dr. Norval
Baitello Junior – área de comunicação, semiótica e artes PUC-SP e Dra. Anette
Blaya Luz – psicanalista da SPPA)
Mesa 2 (sexta-feira,10h30min
às 12h30min) Palestras
O aprender com a experiência: repensando as funções do
homem e das ferramentas (Prof. Dr. José Armando Valente- área de
ciência da computação, comunicação e educação- UNICAMP e Sra. Jassanan Amoroso
Dias Pastore – psicanalista da SBPSP)
Cursos A e B: (sexta-feira,
12h45min às 13h50min)
Curso
A: A experiência do tempo à luz da
fotografia contemporânea: Feco Hamburger-fotógrafo /artista (São Paulo).
Curso
B: Ampliações do Mito de Édipo:
Dr. Júlio César Conte- teatrólogo, psicanalista-(Porto Alegre).
Mesa 3 (sexta-feira,14h00min
às 16h00min)
Linguagem e narrativa em tempos de WhatsApp (Marcelino
Freire- escritor-– São Paulo e Dra.Vera Lucia Colussi Lamanno Adamo-
psicanalista da SBPSP e do Grupo de Psicanálise de Campinas).
Mesa 4 (sexta-feira,16h30min
às 18h30min)
Espaço compartilhado: troca informal
de ideias sobre o mundo virtual/digital, do público com psicanalistas da SBPRP
e de outras sociedades.
Sábado (21/05/2016)
Mesa 5 (sábado, 8h00min
às 10h00min) Palestras
Na rede, novas configurações das relações humanas (Prof. Dr. Geraldo Romanelli - antropólogo FFCLRP/USP e Elsa
Vera Kunze Post Susemihl- psicanalista da SBPSP).
Mesa 6 (sábado, 10h30min
às 12h30min) Conferência
Pensamento e ética na contemporaneidade:
perspectivas do humano no limiar entre o animal e a máquina (Profa. Dra. Aléxia
Cruz Bretas- área de filosofia- Universidade Federal do ABC).
Cursos
A e B (sábado, 12h45min às 13h50min): continuidade e finalização (Feco
Hamburger e Dr. Júlio César Conte).
Mesa 7 (sábado, 14h00min
às 16h00min) Palestras:
Tecnologia em cena: destinos da estética
(Prof. Dr. Marco Garaude Giannotti, área de comunicação e artes – ECA/USP e Sr.
Feco Hamburger –São Paulo).
Mesa 8 (sábado, 16h30min
às 18h30min) Palestras:
Cultura no ambiente tecnológico (Dr. Júlio
Cesar Conte –Porto Alegre- e Prof. Dr. Reinaldo Furlan – área de filosofia, Ribeirão
Preto- FFCLRP-USP).
Atividade de Encerramento: 18h30min.
PROGRAMAÇÃO
CULTURAL
Quinta (19/05/2016)
Local:
Theatro Pedro II
Horário:
20h:00min.
Apresentação
da Orquestra Jovem ALMA (Academia Livre de Música e Artes), com regência do
maestro Reginaldo Nascimento e o programa será "Beatles go Baroque"
(Peter Breiner).
A
Academia Livre de Música e Artes – ALMA, é uma associação privada sem fins
lucrativos de Ribeirão Preto, criada em agosto de 2014, no intuito de
proporcionar à crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em
música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo.
Sexta-feira (20/05/2016)
Local:
Hall em frente à Secretaria (Centro de Convenções de Ribeirão Preto)
Horário:
10h:00min.
Lançamento
da Revista Bergasse.
Sexta-feira
e sábado (20/05 e 21/05/2016)
Exposições
permanentes
Local:
Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Exposição
de Arte: Dresler Horschutz e Marcelo Thomas
Aparelhos
antigos: Hall de entrada (Piso Térreo).
Sexta-feira (21/05/2016)
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Lançamento
e Autógrafos do livro “Repátria”, de Francesca Cricelli, poeta, tradutora e
acadêmica, nascida em Ribeirão Preto. Morou na Itália, Espanha, Malásia, Índia
e México.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
03:03
1 comment
Estamos
em plena era tecnológica. Os botões, fios, entradas USB, carregadores, jogos
virtuais, touch screen, WhatsApp, Facebook
e tantos outros APPs e recursos que surgem a cada semana, vieram e
instalaram-se em nossas vidas como alimentos do dia-a-dia. No momento em que o
mundo parece caminhar para um novo paradigma de relações, como nos
posicionarmos? Como a Psicanálise se insere, participa e apreende os rumos da
humanidade em sua presente experiência de resvalar o sentido das coisas, de
tangenciar o contato, de tornar descartável e ligeiras as relações? A
tecnologia alcançou tamanho poder em nosso tempo que quase podemos pensar que
nos comanda... Celulares, computadores, Skype, redes sociais, tablets... em uma
velocidade alucinante o mundo se transforma: seguir as mudanças é inevitável?
Para onde iremos? Qual a dimensão que se estabelecerá na mente, no futuro??? O
tempo/espaço sofre intensas e rápidas transformações: de configuração
necessária para se estabelecer o campo da formação e desenvolvimento da mente
humana parece deslocar-se para a linha etérea que propõe o “quase nada”; quando
se viu, já foi !!!
Por
outro lado, a tecnologia aproxima, permite reaver o tempo passado em forma
de emoções novas e esperançosas.
Torna-se entretenimento e fonte de motivação para situações extremas de solidão
e desamparo: o amigo virtual de qualquer
momento! O conhecimento se expande e se torna acessível. O mundo adquire uma
nova e chocante dimensão! O desenvolvimento, as descobertas e avanços na área
das ciências, artes e humanidades é inquestionável.
A
mão dupla da tecnologia é um fato: acrescenta e desconstrói.
A
Psicanálise, como partícipe/ construtora da Cultura e da vida Social, não pode
ignorar o momento atual. Está mais do que na hora de discutirmos nossa
atualidade virtual e os caminhos possíveis para a continuidade do caminhar
humano.
Assim,
a TECNOLOGIA, em todos os seus aspectos, foi o tema escolhido para a próxima IV
Bienal de Psicanálise e Cultura, em 2016!
Convidamos
a todos os interessados a estarem conosco nestes momentos de aprofundamento e
exploração das vicissitudes da relação HOMEM-TECNOLOGIA. Novos e antigos
participantes, profissionais, estudantes, artistas e pensadores, todos aqueles
que, a sua maneira, têm buscado compreensão para esta intrigante passagem nossa
pela Vida! Mesas redondas, plenárias, cursos e bate-papos informais estão sendo
preparados com o cuidado e seriedade que já são tradicionais nos eventos
promovidos pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Será um
prazer recebê-lo!
Um grande abraço a todos,
Silvana Vassimon
Diretora
Científica da SBPRP
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
05:45
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VOCÊ, OS
VIVOS - Direção: Roy
Andersson- Produção: Suécia/Alemanha/França/Dinamarca/Noruega-
60 Festival de Cinema Internacional- Cultura
Mostra Seleção Oficial de Cannes
Vocês,
os Vivos rompe com a estrutura narrativa clássica para contar sua história por
meio de um mosaico de acontecimentos, composto por uma série de quadros que
ilustram situações humanas.
Por 94 minutos, acompanhamos mais
de 50 vinhetas, quase todas
apresentadas em planos-seqüência, sem cortes, com monólogos e diálogos obscuros
e, muitas vezes, perturbadores. Tudo minuciosamente coordenado e enquadrado com
uma câmera fixa, quase sempre a partir de um plano levemente elevado, nos forçando
a olhar a cena não só no
primeiro plano que acontece a ação, mas também por trás de uma riqueza de
detalhes, em uma aparente banalidade.
Acompanhadas de humor e música, situações de enganos
e desencontros são apresentadas sem que necessitem qualquer relação direta
entre si, unidas pela ocorrência no próprio espaço. Cada vinheta sustenta-se
sozinha, mas, aos poucos, algumas narrativas começam a surgir, apesar de desnecessárias:
o essencial é o que o diretor denomina de trivialismo
- pequenas ocorrências que pontuam a tragicomédia humana.
As historietas vão montando um painel da
cotidianidade urbana. A genialidade está em tratar sobre a humanidade , sem ostentação.
Perspicazmente, ela é convidada a
encenar o filme, em um movimento de pequenas cenas do dia-a-dia. Não é esse
comum que compõe a nossa vida? A simplicidade apresentada remete a uma sofisticada
apreensão da nossa existência.
Os personagens que cruzam o filme, dos mais comuns aos
mais bizarros, trazem um aspecto solitário. Eles se apresentam empalidecidos por
peculiar maquiagem e ocupam seus mundos parecendo mortos-vivos, vagando pelos
cantos, arriscando desde questões da sobrevivência diária até indagações
filosóficas na tentativa de alcançar algum sentido. Eles revelam muitos elementos que
compõem a complexidade de existir.
Ao assistir o filme transitamos entre espectadores e
protagonistas em uma flutuante condição de observar e de sermos vistos. Vocês, os vivos: Um convite para pensarmos sobre a preciosa e
precária condição humana.
Roy Andersson, o diretor, nasceu em 1943 na Suécia. Em 1960, resolveu
tornar-se cineasta e teve Ingmar Bergman como orientador.
Realizou seu primeiro filme Uma história de amor sueca (1969), longa metragem premiado. Enfrentou o
fracasso comercial e de crítica, de Giliap
(1975).
Posteriormente,
dedicou-se ao mundo dos comerciais. Com o sucesso na carreira da publicidade
fundou sua produtora e seu estúdio, o Studio
24, onde desenvolveu um estilo próprio de fazer comerciais, em geral de
longa gestação e apuro visual.
Após anos, volta à cena com a trilogia sobre a
existência: Canções do segundo andar
(2000), Vocês, os vivos (2007) e Um pombo
pousou no galho refletindo sobre a existência (2015), filmes premiados e
aclamados em todo mundo.
Renata Sarti
– SBPRP.
Cinema e Psicanálise de Franca
Artigo para o Caderno de Artes
do Jornal Comércio da Franca sobre o filme “VOCÊS, OS VIVOS”
O que dizer da
incomunicabilidade de dois amantes entrelaçados numa forma de prazer sensorial
que os acalma, enquanto se envolvem emocionalmente consigo mesmos?
O que pensar
da solidão desesperada de uma jovem adolescente que precisa urgentemente se
sentir amada por um belo músico, enquanto ele se volta para suas necessidades
de sucesso?
E da angústia
com que alguém acorda de manhã após ter tido um sonho no qual foi condenado à
morte por ter desafiado séculos de tradição e velhos hábitos?
E como falar do
desamparo de quem trabalha todos os dias junto a companheiros que estão emparedados
e surdos para uma forma mais pessoal de convivência? Ou do choro de quem não
pode compartilhar no trabalho o que acabou de viver no lar?
Estas e outras
questões corriqueiras de nosso cotidiano poderão ser refletidas por aqueles que
comparecerem à próxima sessão de “Cinema e Psicanálise de Franca”, no dia 14 de
novembro, quando será apresentado o filme “Vocês, os vivos”, do diretor sueco
Roy Andersson e que faz parte da Mostra Internacional de Cinema da Cultura. Para
comentá-lo convidamos a psicanalista da SBPRP e psicóloga, Renata Sarti.
O filme mostra
situações triviais do dia a dia com suas realidades estranhas, ainda que familiares.
Cada uma delas nos expõe ao impacto da experiência que revela um paradoxo da
condição humana – estar vivo é uma necessidade humana bem mais complexa do que
aparenta ser, pois não basta ter todas as funções vitais perfeitas ou apenas parecer
vivo.
Neste filme,
os personagens mostram os mal-entendidos que surgem quando se encontram ou
ficam juntos, mas não conseguem se comunicar. Se sentem abandonados, isolados,
traídos, esquecidos, descartados, ao serem privados da atmosfera afetiva que une,
comunica e humaniza.
A arte e a
psicanálise contemporâneas vêm explorando e investigando os processos de
vitalização e desvitalização dos modos humanos de ser e estar no mundo.
E não seria esta a razão de haver
tantos filmes e seriados atuais sobre zumbis que contagiam ou devoram os vivos,
ameaçando a humanidade inteira de se tornar uma população de mortos-vivos?
Portanto,
acredito que o diretor sueco esteja sintonizado com este fenômeno humano e,
através do filme, propõe uma reflexão essencial através de cenas condensadas e
estilizadas sobre a automatização das relações humanas numa sociedade cada vez
mais apta a sobreviver e com recursos sofisticados para ter vida longa.
A solidão e a
comunicação são duas partes vitais e complementares da personalidade humana –
dois momentos do mesmo e comovente fenômeno humano que é o “estar vivo”.
Uma
comunicação viva pressupõe haver uma rica capacidade de se estar consigo mesmo
e assim promover intimidade com privacidade. Quando alguém tenta se agarrar a
apenas um lado deste fenômeno, solidão se torna isolamento e comunicação gera
transparência e dependência excessivas.
A psicanálise
atual ampliou seu eixo principal de tornar consciente o inconsciente para o da
construção de vivências capazes de captar vida em áreas inacessíveis da mente, ampliando
a capacidade de se experimentar emoções vivas de qualquer natureza e poder
sustentá-las através do pensamento, para que o ser humano possa ter contato e
se apropriar daquilo que tem de mais vivo e verdadeiro. Sendo assim, transmitir o sentido da
experiência humana viva é nosso maior desafio e tarefa de contínuo esforço e
coragem.
Pela
complexidade inerente à vida e ao ser humano, ao tomar o cinema como fonte de
matéria prima semelhante àquela do inconsciente, a Psicanálise não lhe subtrai
o seu caráter de estranheza, mas adentra seus mistérios respeitando suas
impenetrâncias. Poderemos, desta forma, tentar extrair do próximo filme, tão
instigante, observações sobre as forças de vida e de anti-vida que nascem de
toda relação humana, principalmente quando não as conhecemos e nos acomodamos
àquelas de mais fácil trato.
Em novembro
comemoramos 7 anos de vida do “Cinema e Psicanálise” junto aos francanos, o que
nos enche de alegria e honra, pois este ninho foi construído criativamente em
nossa cidade, com o clima caloroso de casa cheia e debate intenso na maioria
das sessões, o que define a riqueza incomparável do trabalho revitalizante que
temos realizado juntos.
Venha celebrar
conosco mais um ano desta feliz parceria e conversar sobre “Nós, os vivos”!
Data e local: 14/11/15 às 15 hs,
Na Sede Campestre do Centro Médico de
Franca
Ana Márcia
Vasconcelos de Paula Rodrigues
Psicanalista da
Sociedade Bras. de Psicanálise de RP e psiquiatra.
anamarciavpr@uol.com.br
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