quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

 

Boa noite, pessoal!

O blog está de volta. Agora, vamos focar nossas atividades nos temas discutidos aqui na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, mas isso não nos restringe, muito pelo contrário. Já formamos uma rede e nosso objetivo é aumentá-la ainda mais. Portanto, vamos trazer aqui temas abrangentes que continuarão sendo debatidos neste espaço. Todos os eventos internacionais, nacionais e regionais também pretendemos divulgar aqui. Logo ali, no topo do blog, vocês podem conferir a página de eventos, que inclusive já traz uma novidade: Transformações.

Nada mais propício que reabrirmos o blog falando do evento Transformações. Nós estamos passando por uma transformação de layout, conteúdo e calhou de estarmos próximos ao evento com este tema. Transformações será uma Homenagem à James Grotstein, um pensador singular da psicanálise.

“Transformações, como veremos, tem diferentes significados para Bion, mas, acima de tudo, deve ser considerada em relação à evolução – especificadamente as evoluções de O, que pode ser entendido como o fluxo inexorável da circunstância, da vida, desde os vértices interno e externo. Pode ter sido do Theaetetus, de Platão, que Bion tirou a idéia de que os acontecimentos da vida e os objetos que constituem aquele acontecimento – estavam sempre em fluxo, sempre evoluindo, e que o ser humano que observa este fluxo constitui um receptor semiótico que deve experienciar transformações da experiência em constante evolução para ser capaz de tolerar suas experiências de O”

                                       James Grotstein, Um facho de intensa escuridão.

O evento que vai se realizar nos dias 15 e 16 de Junho tem como objetivo colaborar com a difusão do pensamento de W. R. Bion por meio do contato com psicanalistas que desenvolveram as suas idéias de maneira original. Um deles é o Dr. Grotstein, que fará uma videoconferência direto de Los Angeles, onde mora. Ele está muito motivado em participar e em poder colaborar com o desenvolvimento da Psicanálise em nossa cidade. Os psicanalistas Arnaldo Chuster, Celia Fix Korbivcher , Renato Tratchtenberg e Júlio Frochtengarten também participarão do encontro.

Ficou interessado e quer participar? Clique aqui e acesse nossa página de eventos com mais informações!

Até semana que vem! Além do blog, também fiquem ligados em nossas atualizações em nossa página e perfil do facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Loading...
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!