quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Realidade e Ficções
Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431

Vocês já viram o que vem por aí, então fica a dica para quem ainda não conseguiu enviar o trabalho ou proposta: o prazo limite para o envio é 31 de janeiro de 2014. O 30º Congresso Latino – Americano de Psicanálise acontece entre os dias 03 e 06 de Setembro de 2014 em Buenos Aires Argentina. O tema escolhido foi “Realidade e Ficções”, abrindo possibilidade para amplos debates sobre psicanálise numa perspectiva interdisciplinar, confiamos que será um Congresso que partindo da clínica  psicanalítica estará aberto ao diálogo com muitas disciplinas e ainda com o público em geral interessado no tema escolhido, que é de grande amplitude e atualidade. 

Clique AQUI e saiba muito mais! 

Várias atividades pré, pós e paralelas ao Congresso estão sendo organizadas.

Fique por dentro: 

1. Primeiro Diálogo Latino-americano entre Psicanalistas e Psiquiatras 
Organizado conjuntamente com APAL (Associação Psiquiátrica da América Latina) e APSA (Associação de Psiquiatras Argentinos), este Diálogo terá lugar na terça-feira, 02 de setembro de 2014. 
Sabemos que as relações entre a Psiquiatria e a Psicanálise tem sido sempre motivo de interesse de nossas sociedades componentes, assim como da FEPAL e da IPA. Nos últimos anos há um renovado estímulo para estudar essa interface, respeitando seus respectivos discursos e metodologias, em beneficio de seu campo de interesse comum que são nossos pacientes.
 

2. Jornada de Arte e Psicanálise Latino-americana 
A realizar-se na segunda-feira, 01 de Setembro de 2014, no Museu de La Ciudad de Buenos Aires.
3. Encontro de Cinema e Psicanálise Latino-americanos 
Previsto para quarta-feira, 03 de Setembro de 2014, num espaço apto para projeções organizadas pela Área de Comunidade e Cultura. Os respectivos comitês organizadores estão trabalhando para que nestes espaços nos acompanhem artistas plásticos, escritores, dramaturgos, cineastas, e outras personalidades da cultura. Propusemos-nos gerar um espaço de diálogo e de intercâmbio, que reflete a inserção da psicanálise em distintos âmbitos da cultura que resulte em benefício mútuo e no desenvolvimento da psicanálise na região. Toda inquietude com respeito a este tema poderá ser dirigida à Diretora de Comunidade e Cultura, Mónica Cardenal: cardenalmonica@gmail.com

4. Jornada sobre Educação e Subjetividade: intervenções e problemas psicossociais nas aulas 
Sexta-feira 05 e sábado 06 de Setembro de 2014. Educar, psicanalisar e governar foram descritas por Freud como as três profissões impossíveis. Dar resposta aos questionamentos que nos fazem as crianças e jovens de hoje, constituem um desafio para quem trabalha na clínica e em salas de aula.

A psicanálise pode oferecer sua experiência e saber específico - em função do trabalho clínico com crianças, adolescentes e suas famílias - que, em conjunto com as vozes da pedagogia, da psicopedagogia, a sociologia, a filosofia e a antropologia, colaboram significativamente com os mestres e diretores que, muitas vezes, se veem transgredindo ou carecendo de formação adequada para enfrentar patologias graves, transgressões adolescentes, episódios violentos, etc.


Do mesmo modo, confiamos que os profissionais da saúde mental se nutram da trajetória dos educadores e de sua experiência no magistério, gerando um espaço em comum e de transmissão de intervenções possíveis em temas sensíveis e de grande impacto na constituição subjetiva de pequenos e jovens.

5. Jornada de Crianças e Adolescentes 
3 de setembro 2014
Fonte: www.fepal.org

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!