terça-feira, 14 de junho de 2011

Por Dayane Malta
MTB – 61585/SP


Boa noite pessoal!

Nesta semana nós iremos fazer um passeio por Ribeirão Preto, a cidade que será sede do XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise, que pela primeira vez ocorre fora do eixo das grandes capitais do país.

Localizada no interior de São Paulo, a grande Ribeirão Preto, que abarca várias cidades da região, possui cerca de 3 milhões de habitantes, ocupando uma área de 30 mil km2. Fundada em 19 de junho de 1856 a partir de grupos fazendeiros de criação de gado, logo o município se destacou no setor cafeeiro, tornando-se um pólo do café no início do século passado. Em 2011, a cidade completa 155 anos. 

A cidade é considerada um dos principais centros de turismo de negócios do país. Todos os anos, ela recebe a maior feira de tecnológica e agropecuária da América Latina, a Agrishow, que conferiu a Ribeirão o título de "Capital Brasileira do Agronegócio".

O município também é conhecido como grande pólo da saúde, com várias faculdades de Medicina e Psicologia, abrigando um dos mais avançados centros de pesquisas da America Latina, a Faculdade de Ciências Médicas da USP - Universidade de São Paulo.    
Pólo Cultural

Em Ribeirão Preto, os participantes do Congresso Brasileiro de Psicanálise poderão desfrutar de dias repletos de opções culturais. Devido à sua agitada vida noturna e um centro histórico com suntuosa arquitetura, no passado, a cidade chegou a ser chamada de "Petite Paris" - Pequena Paris.

Anualmente, a entidade CBC - Capital Brasileira da Cultura, em parceria com o Ministério do Turismo e da Cultura, escolhe uma cidade brasileira para receber o título de Capital Brasileira da Cultura, sendo Ribeirão Preto escolhida como a representante em 2010.

Um dos principais atrativos culturais de Ribeirão é O centro histórico. Nele estão presentes os principais pontos turísticos da cidade, como o MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), os Estúdios Kaiser de Cinema, e o “Quarteirão Paulista”.

Para os apreciadores de artes práticas, o MARP (Museu da Arte de Ribeirão Preto) é uma sugestão. Inaugurado em 1992, ele possui um perfil voltado à arte contemporânea,com mostras individuais, coletivas e um rico acervo próprio.


Nos últimos anos, o museu recebeu importantes projetos como “Dali Monumental”, “Interior de Portinari”, “Lasar Segall – Maternidades”, “Viajando com Guignard” e “100 Anos de Pancetti”.

(Salão do MARP)

Já para quem gosta de cinema, os Estúdios Kaiser de Cinema é uma ótima dica de lazer. Mantidos pela São Paulo Film Commission, o local abriga toda uma infra-estrutura para a produção audiovisual.  Localizado na antiga sede da Companhia Cervejaria Paulista, o local é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, e por outras instituições.

(Estúdios Kaiser de Cinema)

Outra opção de entretenimento, com direito a um chopinho bem gelado, é uma visita ao “Quarteirão Paulista”. Destaque do centro histórico de Ribeirão, o local é formado pelo conjunto arquitetônico que abrange o Theatro Pedro II, o prédio do antigo Palace Hotel e o Edifício Meira Júnior, onde funciona o Pinguim, que tem tradição de oferecer o melhor chope do país.

(Quarteirão Paulista)

Com todas essas sugestões, durante o Congresso, teremos a chance de um feriado repleto de atrações científicas, culturais e gastronômicas. Ninguém pode ficar de fora!

Gostou e quer saber mais? Sinta-se convidado a participar de nosso Congresso! E em nosso próximo post, mais curiosidades e novidades sobre o nosso Congresso.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!