Por Cristiane Sampaio
Bom dia, pessoal!
Hoje, trouxemos como tema a “Psicanálise e a Comunidade”, que também será um tema abordado no XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise. Para tal, o Limites tomou como base o texto do Dr. Bernardo Tanis – Membro Efetivo da SBPSP e Diretor de Comunidade e Cultura da Fepal na gestão 2006-2008, que traz de forma interessante e envolvente a questão.
Segundo o Dr. Bernardo, para lidar permanentemente com as fronteiras, o psicanalista de hoje, precisa ter uma participação maior na comunidade e estar presente em diferentes espaços de atuação, sempre buscando um diálogo e uma interface com outras disciplinas. Diante de tantas mudanças econômicas e culturais nos últimos tempos, o psicanalista, assim como outros profissionais e pensadores da cultura, é convidado a enfrentar desafios clínicos e sociais que esta nova realidade vem gerando.
Foram constatados “dois importantes movimentos nas Sociedades psicanalíticas: de expansão do trabalho clínico e reflexivo em torno das modalidades de intervenção dos psicanalistas na comunidade; e de participação ativa nos debates em torno da cultura contemporânea e seus impasses, buscando uma maior integração da Psicanálise na sociedade em geral e no espaço universitário em particular”.

Felizmente, podemos observar o quanto este trabalho vem sendo desenvolvido e trabalhado em diversas jornadas, encontros e congressos, como veremos no XXIII Congresso Brasileiro dePsicanálise.
Pra você que ainda não se inscreveu clique aqui, pois ainda está em tempo!
0 comentários:
Postar um comentário