quinta-feira, 13 de setembro de 2012




Por Cristiane Sampaio
Mtb. 41. 631


Olá,

Hoje trouxemos o depoimento de uma das palestrantes da tão aguardada Jornada: O Casal e Família no Divã, que acontece nos próximos dias 21 e 22 de Setembro, na SBPRP. Lia Rachel Colussi Cypel abordará em sua palestra o tema “A psicanálise dos vinculos de familia e casal e a subjetivação do individuo nos tempos atuais”. Veja o que ela diz,

“A família enquanto responsável pelo desenvolvimento do individuo até sua individuação, pelo papel primordial na transmissão da cultura e como agente processador das mudanças inerentes à evolução da humanidade, se amolda às condições de vida que são dominantes em um lugar e tempos dados, sendo constituída e constituinte do meio que a cerca. E nestas circunstancias vinculares inconscientes entre mundo interno e externo, psico-socio-culturais se da a subjetivação do individuo.

E então nos perguntamos, como ela estaria ocorrendo nos dias de hoje? Que elementos socioculturais estariam a favor ou contra a constituição atual do Sujeito? Estariam interferindo fatores estruturantes para a configuração psíquica ou seriam apenas circunstanciais?
 
Torna-se necessário pensar psicanaliticamente esta família e seus vínculos. Que possamos refletir sobre nossos enfoques, expandir nossa escuta e nossos instrumentos de intervenção de modo a exercer uma psicanálise sintonizada com sua época e para que possamos usar nossos recursos em dimensões nas quais se fizer necessária a humanização do ser humano de modo a torná-lo sujeito de si mesmo”.

Com certeza cutucamos a sua curiosidade por este tema! Então, não perca tempo e se inscreva. Clique aqui!

Também marque sua presença na pagina do evento.

Nos vemos lá!


0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!