sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto compartilha a satisfação pelo frutífero ano de trabalho desejando que as férteis parcerias de 2013 se renovem em 2014.

Com os votos de um ótimo natal e feliz ano novo!!
Conselho Diretor SBPRP

 




quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O olhar crítico da filosofia de Nietzsche 
 
O Prof. Dr. Oswaldo Giacóia Junior é Professor Titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e um dos maiores estudiosos do pensamento de Nietzsche na atualidade. Dentre suas obras destacam-se: Nietzsche: O Humano entre a Memória e a Promessa (Vozes, 2013); Heidegger Urgente (Três Estrelas, 2013); Nietzsche X Kant (Casa da Palavra, 2012); Além do Princípio do Prazer: Um Dualismo Incontornável (Civilização Brasileira, 2008); Nietzsche como Psicólogo (Ed. Unisinos, 2004).

Sua palestra na III Bienal de Psicanálise terá como título: "Entre o Humor e a Verdade, a partir do horizonte de Nietzsche". O professor pretende “examinar algumas das táticas argumentativas empregadas por Nietzsche em sua crítica ao dogmatismo subjacente ao conhecimento científico, com vista a trazer à luz os vínculos inconfessados que toda forma de dogmatismo teórico mantém com pretensões normativas de natureza moral”.


Em relação ao humor, o Prof. Giacóia pretende dar “atenção especial ao papel desempenhado pelo riso, pela sátira e paródia, assim como pela auto-ironia - como poder rir de si mesmo - no esforço para evitar o ofuscamento do pensamento crítico por meio da cristalização de 'verdades definitivas'”.

Atenção! As inscrições para o evento estarão abertas a partir de fevereiro.
Para verificar a programação completa da Bienal: Clique AQUI.

Mauro Campos Balieiro
Comissão de Divulgação 


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SBPRP realiza confraternização 
e lança o novo volume da Revista Berggasse 19


Na última sexta-feira, a SBPRP realizou um encontro bastante significativo entre seus membros celebrando o final das atividades e o lançamento de mais um volume da Revista Berggasse 19. 

A Sra. Rachel B. Lomônaco Beltrame atual presidente da Sociedade prestou uma homenagem a todos os membros através de um vídeo cuidadosamente preparado e exibido ao longo da comemoração com fotos dos momentos mais representativos do rico trabalho realizado ao longo do ano pelas diversas comissões e grupos da Instituição. Estas imagens se transformaram num cartão de natal diferente, apresentando a vitalidade da SBPRP que se renova a cada ano e se expressa na realização de nossas atividades, temos a convicção que tal fertilidade continuará nos trazendo bons frutos em 2014.

O momento do brinde à Revista foi mais uma expressão do trabalho que se comemorava, na ocasião contamos com algumas palavras da Editora Rosângela de Faria que aqui nos conta  em detalhes as novidades da próxima edição.Confira!

O Conselho Editorial da Revista Berggasse 19 tem o prazer de apresentar o Vol. IV, Nº 2, que inaugura duas novas seções: a primeira é a seção de artigos de conteúdo temático. Esta perspectiva foi idealizada, pensando na função da Revista em acompanhar a produção psicanalítica dos membros da SBPRP, não apenas em suas apresentações nas reuniões científicas internas mas também através dos eventos abertos ao público, numa proposta de intercâmbio de ideias com colegas de outras Sociedades, discutindo questões que traduzem as demandas atuais da Psicanálise. Neste sentido, além de se configurar como um registro histórico das atividades científicas da SBPRP, o número temático também se constitui em uma fonte mais eficaz de pesquisa. 

Foi assim que o Conselho Editorial acompanhou o bem-sucedido evento A criança, o adolescente e o psicanalista, realizado em junho deste ano pela nossa Diretoria Científica, e convidou seus participantes, analistas membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), a publicarem os trabalhos apresentados. A proposta foi tão bem aceita que, então, decidimos dividir o conteúdo em dois números da Revista: Neste, apresentamos os artigos referentes à Psicanálise de Crianças e no próximo, os artigos sobre a Psicanálise de Adolescentes.

A outra novidade deste número, já anunciada anteriormente, é a seção Interface, destinada à publicação de artigos de profissionais de áreas afins à Psicanálise, cuja proposta teve ótima receptividade, principalmente em âmbito acadêmico. 

Na Resenha, contamos com a colaboração de Denise Salomão Goldfjn, que apresenta o livro Adoção – Vínculos e rupturas: do abrigo à família adotiva, de autoria de Cynthia Peiter. Sob o olhar da clínica psicanalítica, o livro aborda as angústias vividas pelas crianças, em processo de adoção, que remetem a lutos ligados a figuras de seu passado e à premente necessidade de uma apropriação da família adotiva permeada por elementos de transicionalidade. Finalizando este número, publicamos uma interessante entrevista com Theodore J. Jacobs, psicanalista membro da New York Psychoanalytic Society & Institute (NYPSI), realizada durante o último Congresso da IPA, na cidade de  Praga (República Tcheca). 

Não deixem de conferir! 
Mais informações, clique AQUI. 

Fotos do evento:


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ciclo Lars Von Trier apresenta o filme “Melancolia”

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431

Se você ainda não garantiu a sua inscrição é bom correr. Abrimos na semana passada e temos poucas vagas para a última sessão de Cinema & Psicanálise do ano. O último filme e talvez um dos mais esperados, “Melancolia” faz parte do Ciclo Lars Von Trier mais uma autobiografia do consagrado cineasta dinamarquês.  Anote na agenda: dia 14 às 14h30min no IFF – Instituto Figueiredo Ferraz. Garanta agora mesmo a sua inscrição: Clique AQUI!

O filme

Apresenta a estória do metafórico planeta chamado Melancolia, que está em rota de colisão com a Terra, o que resultaria na extinção total da vida. Neste contexto, alardeado por uns e negado por outros, Justine (Kirsten Dunst), mulher que tem um profundo contato com a condição de sofrimento humano, está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland), realiza uma suntuosa festa para a comemoração. Nesta, as verdades pessoais de cada um gradualmente emergem, confluindo para um grand finale emocionante!

Uma sessão estimulante que vai nos proporcionar um bom bate-papo ao final da película. Os comentários serão realizados pela psicanalista, membro efetivo e analista didata da SBPRP, Dra. Thaís Helena Thomé Marques

Vagas limitadas. Não perca!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013





No último sábado tivemos uma Reunião Científica especial, 1ª parte da trilogia “Expansões e Rupturas”, com a presença de João Carlos Braga. A mesa composta por Olívio Beltrame Júnior na função de articulador, e coordenada por Paulo Ribeiro, nos deu a oportunidade de conversarmos sobre tema tão atual da Psicanálise -- os aspectos da multidimensionalidade da mente.

A frequência expressiva de nossos membros e dos membros filiados do Instituto, nos sinalizou que estamos trilhando caminho produtivo e fértil contribuindo para o desenvolvimento científico de nossa Sociedade.
Agradeço o cuidado e empenho de todos os envolvidos desde a preparação através dos grupos de estudos, até o Conselho Diretor que não mediu esforços para viabilizar o encontro. O agradecimento especial à nossa Diretora Científica Lia Christóvão Falsarella, que desde o inicio da nossa gestão sonhava um encontro voltado apenas para “os da casa”, que possibilitaria maior aprofundamento dos temas em questão.

Agradeço a Comissão Organizadora que cuidou com competência da logística do encontro e da preparação científica nos grupos preparatórios. A comissão coordenada por Maria Aparecida Pelissari, foi integrada pelos colegas Cecília Barretto Dias, Cybelli Morello Labate, Júlio Cesar Tadeu Chavasco Labate, Lia Fátima Christovão Falsarella, Maria Auxiliadora Campos, Olivio Beltrame Junior e Regina Mingorance.

Agradeço ao Conselho Editorial da Revista Berggasse,19 representada por Fernanda Passalacqua e Maria Leticia Wierman, que receberam o nosso convidado na manhã do domingo para uma entrevista, e o assumiram a partir de então. Last but not least, um agradecimento especial a Maria Bernadete Amêndola Contart de Assis, que delicada e generosamente ofereceu um almoço em sua residência para o nosso convidado e Comissão Organizadora.

Conduzir nossa Sociedade fica mais fácil na medida em que posso contar com o auxilio, disponibilidade e participação de nossos membros.


Muito obrigada,
Rachel Lomonaco Beltrame


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ciclo Lars Von Trier apresenta o filme “Melancolia”


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431


As inscrições para a próxima sessão de Cinema & Psicanálise estão abertas. O “Ciclo Lars Von Trier” que vem exibindo filmes autobiográficos do consagrado cineasta dinamarquês exibirá Melancolia no próximo dia 14 às 14h30min no IFF – Instituto Figueiredo Ferraz. 

O filme apresenta a história de um planeta chamado Melancolia que está prestes a colidir com a Terra. Um fato que resultaria na sua destruição por completo.  

Uma sessão instigante que vai nos proporcionar uma boa discussão ao final da película. Os comentários serão realizados pela psicanalista, membro efetivo e analista didata da SBPRP, Dra. Thaís Helena Thomé Marques. Um evento imperdível!

Garanta já sua inscrição. Clique AQUI para mais informações! 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Realidade e Ficções
Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431

Vocês já viram o que vem por aí, então fica a dica para quem ainda não conseguiu enviar o trabalho ou proposta: o prazo limite para o envio é 31 de janeiro de 2014. O 30º Congresso Latino – Americano de Psicanálise acontece entre os dias 03 e 06 de Setembro de 2014 em Buenos Aires Argentina. O tema escolhido foi “Realidade e Ficções”, abrindo possibilidade para amplos debates sobre psicanálise numa perspectiva interdisciplinar, confiamos que será um Congresso que partindo da clínica  psicanalítica estará aberto ao diálogo com muitas disciplinas e ainda com o público em geral interessado no tema escolhido, que é de grande amplitude e atualidade. 

Clique AQUI e saiba muito mais! 

Várias atividades pré, pós e paralelas ao Congresso estão sendo organizadas.

Fique por dentro: 

1. Primeiro Diálogo Latino-americano entre Psicanalistas e Psiquiatras 
Organizado conjuntamente com APAL (Associação Psiquiátrica da América Latina) e APSA (Associação de Psiquiatras Argentinos), este Diálogo terá lugar na terça-feira, 02 de setembro de 2014. 
Sabemos que as relações entre a Psiquiatria e a Psicanálise tem sido sempre motivo de interesse de nossas sociedades componentes, assim como da FEPAL e da IPA. Nos últimos anos há um renovado estímulo para estudar essa interface, respeitando seus respectivos discursos e metodologias, em beneficio de seu campo de interesse comum que são nossos pacientes.
 

2. Jornada de Arte e Psicanálise Latino-americana 
A realizar-se na segunda-feira, 01 de Setembro de 2014, no Museu de La Ciudad de Buenos Aires.
3. Encontro de Cinema e Psicanálise Latino-americanos 
Previsto para quarta-feira, 03 de Setembro de 2014, num espaço apto para projeções organizadas pela Área de Comunidade e Cultura. Os respectivos comitês organizadores estão trabalhando para que nestes espaços nos acompanhem artistas plásticos, escritores, dramaturgos, cineastas, e outras personalidades da cultura. Propusemos-nos gerar um espaço de diálogo e de intercâmbio, que reflete a inserção da psicanálise em distintos âmbitos da cultura que resulte em benefício mútuo e no desenvolvimento da psicanálise na região. Toda inquietude com respeito a este tema poderá ser dirigida à Diretora de Comunidade e Cultura, Mónica Cardenal: cardenalmonica@gmail.com

4. Jornada sobre Educação e Subjetividade: intervenções e problemas psicossociais nas aulas 
Sexta-feira 05 e sábado 06 de Setembro de 2014. Educar, psicanalisar e governar foram descritas por Freud como as três profissões impossíveis. Dar resposta aos questionamentos que nos fazem as crianças e jovens de hoje, constituem um desafio para quem trabalha na clínica e em salas de aula.

A psicanálise pode oferecer sua experiência e saber específico - em função do trabalho clínico com crianças, adolescentes e suas famílias - que, em conjunto com as vozes da pedagogia, da psicopedagogia, a sociologia, a filosofia e a antropologia, colaboram significativamente com os mestres e diretores que, muitas vezes, se veem transgredindo ou carecendo de formação adequada para enfrentar patologias graves, transgressões adolescentes, episódios violentos, etc.


Do mesmo modo, confiamos que os profissionais da saúde mental se nutram da trajetória dos educadores e de sua experiência no magistério, gerando um espaço em comum e de transmissão de intervenções possíveis em temas sensíveis e de grande impacto na constituição subjetiva de pequenos e jovens.

5. Jornada de Crianças e Adolescentes 
3 de setembro 2014
Fonte: www.fepal.org

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!