quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O olhar crítico da filosofia de Nietzsche 
 
O Prof. Dr. Oswaldo Giacóia Junior é Professor Titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e um dos maiores estudiosos do pensamento de Nietzsche na atualidade. Dentre suas obras destacam-se: Nietzsche: O Humano entre a Memória e a Promessa (Vozes, 2013); Heidegger Urgente (Três Estrelas, 2013); Nietzsche X Kant (Casa da Palavra, 2012); Além do Princípio do Prazer: Um Dualismo Incontornável (Civilização Brasileira, 2008); Nietzsche como Psicólogo (Ed. Unisinos, 2004).

Sua palestra na III Bienal de Psicanálise terá como título: "Entre o Humor e a Verdade, a partir do horizonte de Nietzsche". O professor pretende “examinar algumas das táticas argumentativas empregadas por Nietzsche em sua crítica ao dogmatismo subjacente ao conhecimento científico, com vista a trazer à luz os vínculos inconfessados que toda forma de dogmatismo teórico mantém com pretensões normativas de natureza moral”.


Em relação ao humor, o Prof. Giacóia pretende dar “atenção especial ao papel desempenhado pelo riso, pela sátira e paródia, assim como pela auto-ironia - como poder rir de si mesmo - no esforço para evitar o ofuscamento do pensamento crítico por meio da cristalização de 'verdades definitivas'”.

Atenção! As inscrições para o evento estarão abertas a partir de fevereiro.
Para verificar a programação completa da Bienal: Clique AQUI.

Mauro Campos Balieiro
Comissão de Divulgação 


0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Loading...
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!