terça-feira, 14 de agosto de 2012


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 41.631

 
Olá,

O evento está chegando e pensando nisso nós resolvemos abrir o blog hoje com algumas informações sobre a programação. Vamos contar a vocês um pouco do que o grande psicanalista Dr. Franco Borgogno vai abordar durante os ‘‘Diálogos Exogâmicos’’ nos próximos dias 24 e 25 de Agosto, na SBPRP.

O psicanalista apresentará três conferências, seguidas de momentos abertos ao público para debates. Nestes dois dias de ‘Diálogo’ teremos inicialmente a oportunidade de conhecer mais de perto o pensamento de Sandòr Ferenczi; passando em seguida para o relato de uma experiência emocionante do percurso do Dr. Borgogno como analista; e finalmente, por meio de um material clínico, nos será apresentado de modo muito próximo, o modo como ele vive a experiência clínica.

As vagas estão se esgotando. Não perca esse grande encontro psicanalítico!


-----------------------------------------------        
Saiba quem é Sandòr Ferenczi!


Sandor Ferenczi (1873-1933), médico psiquiatra, psicanalista húngaro, originário de uma família de judeus poloneses imigrantes e o clínico mais talentoso da história do freudismo. Estava ligado a Freud, desde1906, sendo o discípulo favorito, e um dos raros amigos. O sucesso das idéias freudianas na Hungria permitiu que Ferenczi abrisse uma clínica e até mesmo, durante a curta duração do governo Bela Kun, que ensinasse psicanálise na universidade.

No plano teórico, as pesquisas de Ferenczi objetivam a constituição de uma nova ciência, a bioanálise, que é uma extensão da teoria psicanalítica à área da biologia, ou à psicanálise das origens, segundo a qual a existência intra-uterina seria a repetição de formas anteriores de vida, cuja origem é marinha. O nascimento seria a perda do estado originário, ao qual todos os seres vivos aspiram retornar.

Diferente de Freud, que fez de tudo para livrar-se dela, Ferenczi interessou-se ao longo de toda sua obra pela Hipnose, porém sem utilizar-se de técnicas hipnóticas para realizar a cura psíquica.

Ferenczi também contribuiu de forma interessante à teoria do simbolismo. Por outro lado, abriu o caminho para uma abordagem mais atenta das relações primárias da mãe com o filho, que iria ser desenvolvida por Alice e Michael Balint.

Fonte: escolaspsicanaliticas.vilabol.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!