terça-feira, 16 de julho de 2013

Palestra sobre adolescência: “Eu matei minha mãe”


Como todos sabem, o Cinema & Psicanálise foi um projeto pioneiro em Ribeirão Preto, que se iniciou em 1999 como um segmento do “Espaço Cultural” da SBPRP com o objetivo de apresentar ao público em geral o modo psicanalítico de pensar, bem como apresentar os nossos analistas à comunidade. Assim, tentamos diminuir os preconceitos que ainda existem em relação à Psicanálise e oferecemos às pessoas interessadas um espaço de cultura, lazer e conhecimento especializado. Neste mês de Agosto iremos inaugurar para o público em geral o nosso novo espaço de apresentações, o Instituto Figueiredo Ferraz, um espaço de excelência cultural em nossa cidade, que muito gentilmente aceitou a parceria conosco. Mais uma vez agradecemos ao mecenas João Carlos de Figueiredo Ferraz por esta parceria.

Neste próximo dia 10 de Agosto, sábado, às 14h30min, iremos apresentar o filme “EU MATEI MINHA MÃE”, escrito, dirigido e estrelado pelo jovem e criativo canadense Xavier Dolain.

O filme será o mote para uma conversa sobre o sempre atual tema da Adolescência. Teremos como palestrantes as psicanalisas Dras. Silvana Vassimon e Fernanda Passalacqua, ambas colegas da SBPRP. Os trechos abaixo fazem parte do que cada comentadora irá trabalhar:

Que amor é esse que se exibe pelo avesso?
Que amor é esse que, travestido de ódio, ataca, fere e dilacera quem ama?
Que ódio é esse que conecta, indissolúvel, qual fina teia, mãe e filho?
Que ódio é esse que, intenso e apaixonado, vaga em busca de aconchego?

Silvana Vassimon

Na mesa em que ocupam, há um lugar vazio, a presença da falta de uma figura masculina, ou o pai, tão importante na sua função de exercer um equilíbrio e uma equidistância entre Hubert e sua mãe.  Surge a necessidade eminente de se fazer uma modificação no cenário. A esperança, como um novo ingrediente, passa a fazer parte da relação entre mãe e filho.

Fernanda Passalacqua

Esperamos que todos participem!

SERVIÇO:
Inscrições pelo site da SBPRP: www.sbprp.org.br
Valor: R$25,00 – VAGAS LIMITADAS!
Será fornecido certificado para os interessados.

Local do evento: Instituto Figueiredo Ferraz
R. Maestro Ignácio Stábile, 200 - Bairro: Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto - SP

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!