quinta-feira, 5 de novembro de 2015




“Interlocuções entre a psicanálise e a literatura”

            Freud foi um leitor ávido de romances e um fértil escritor. Em “Estudos sobre a Histeria” afirmava: “...e ainda me surpreende que os históricos de casos que escrevo pareçam contos e que, como se poderia dizer, eles se ressintam do ar de seriedade da ciência” (Freud, 1895, p. 209). Podemos pensar que a psicanálise tem uma dívida para com a literatura, que aponta caminhos para aqueles interessados nos mistérios da alma humana, na sua infinita combinação de personagens e situações emocionais narradas.
            Há autores que utilizam textos literários para estimular experiências emocionais nos participantes de um grupo de estudos, propondo que essas vivências e sua discussão implicam um aumento da capacidade para reconhecer e interpretar estados afetivos e expandir o espaço mental em extensão e profundidade.
            Bion (Bion,2005) afirma que não existe linguagem apropriada para o domínio do campo denominado mente, caráter ou personalidade, a despeito da existência do mesmo. Afirma que, dado esse problema, nossas “descrições do campo mental facilmente se desgastam como uma faca que perde o fio ou uma moeda sem lastro” (Bion, 2005, p. 2). Propõe que a criação de teorias, arte e religião nos auxiliam a suportar nossa ignorância e preencher vazios quando nos sentimos perdidos e terrivelmente aterrorizados, como o neurótico preenche lacunas de suas mentes com narrativas fantasiosas. Segundo Bion, há esperança que a psicanálise e a literatura, de alguma maneira, se refiram à realidade.
No Semeando a Psicanálise do dia 10 de novembro de2015, seguindo Freud e autores contemporâneos como Bion e Ogden, faremos um passeio pela interface entre a psicanálise e a literatura, procurando uma forma de falar sobre os conteúdos de um trabalho analítico que escape dos jargões e enriqueça o trabalho de contato com narrativas de emoções.

Dr. Alexandre Martins de Mello – SBPRP.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!