quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Prezados colegas e amigos da SBPRP:

Finda 2016!, um ano muito trabalhoso para todos nós, seja como brasileiros de um país em contínuas e renovadas crises políticas, econômicas e sociais, seja como psicanalistas em nosso ofício cotidiano, o qual, por sua própria natureza, é inerentemente crucial, mas em tempos em que a realidade externa corrobora as mais trágicas fantasias do mundo interno, redobram os esforços do nosso ofício.

Há poucos dias, outra perda: foi-se o poeta Ferreira Gullar. Mas poetas, e quem sabe a gente um pouquinho também, podem permanecer um pouco mais. Ferreira nos deixou um poema, que tomo emprestado para homenagear a todos os membros e funcionários da nossa Sociedade:

Ano Novo 
  
Meia noite. Fim 
de um ano, início 
de outro. Olho o céu: 
nenhum indício.

Olho o céu: 
o abismo vence o 
olhar. O mesmo 
espantoso silêncio 
da Via-Láctea feito 
um ectoplasma 
sobre a minha cabeça: 
nada ali indica 
que um ano novo começa.

E não começa 
nem no céu nem no chão 
do planeta: 
começa no coração.

Começa como a esperança 
de vida melhor 
que entre os astros 
não se escuta 
nem se vê 
nem pode haver: 
que isso é coisa de homem 
esse bicho 
estelar 
que sonha 
(e luta)


Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1997.

Desejamos que a poesia, embalada pelos significados natalinos, possa renovar nossas Esperanças e Vitalidades! Neste ano complexo, vemos que elas permaneceram vivas em nosso meio, a SBPRP, e evidências não faltam: com muita paixão, quase todos nossos membros estão envolvidos trabalhando em inúmeras comissões, comprometidos com o futuro da nossa ciência e da nossa instituição. É bonito de se ver! Ganhamos até um evento internacional para realizarmos, o BION 2018, e uma nova identidade visual, que chega bem pertinho do Natal, como se fosse um presente de Papai Noel para todos nós. E em breve ganharemos um novo Site e um novo Boletim Interno, que serão lindos como a nova logo e úteis em nossa interação democrática. 

Dessa maneira, aproveitamos a oportunidade para mostrar a todos vocês um pouco do trabalho que temos feito e deixar aqui um presente de Natal. Esta é a nova logo da SBPRP, que será aplicada em todas nossas mídias em janeiro:



Esperamos que gostem! Está aqui também o link com as fotos da nossa festa de confraternização, realizada neste fim de ano: goo.gl/fPPcBF
 
Então, nossos votos para 2017 são pela continuidade dessa onda criativa de “sonho e luta”! Desejamos que o “bicho estelar homem”, nós, os membros da SBPRP, possamos expandir nosso “coração” significativo e fazer crescer o nosso quintal, a SBPRP.

Nossos sinceros agradecimentos a todos, e votos de que a experiência emocional do NATAL e do ANO NOVO em cada um, assim como em nossos familiares e amados, seja plena!

Um grande abraço, em meu nome e em nome de todo o Conselho Diretor da SBPRP!

Paulo de Moraes M. Ribeiro 
PRESIDENTE DA SBPRP

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!