quinta-feira, 28 de junho de 2012

mtb: 61431
Por Cristiane Sampaio

Olá,
Hoje vamos divulgar pra vocês um pouco mais sobre o 48º Congresso da IPA: Facing the pain, que vai se realizar de 31 de Julho a 3 de Agosto de 2013, na cidade de Praga, República Checa. O evento vai abordar temas relevantes como a experiência clínica e o desenvolvimento do conhecimento em psicanálise, diante da dor.

Tanto o analista e como o paciente tem que estar diante da dor psíquica na experiência clínica. Como esses encontros nos consultórios informarão os caminhos pelos quais desenvolvemos a teoria psicanalítica, e em um nível mais fundamental, a base do nosso conhecimento?

Além disso, fatores culturais e sociais, tais como a crise econômica mundial, a repressão política e a revolta podem influenciar os nossos pacientes e a nós mesmos, atitudes que afetam o nosso trabalho clínico.

Este Congresso vai se concentrar em como o processo psicanalítico é gradualmente transformado, a partir de conceituações iniciais e incipientes do analista, em teorias mais coerentes e polidas, que podem ser comunicadas e, possivelmente, investigadas por métodos empíricos. Optamos por examinar este processo através da lente de três grandes temas que são predominantes na prática clínica hoje:

 
1. Depressão em suas múltiplas facetas com suas diversas dinâmicas subjacentes.

2. Distúrbios da regulação afeto que abrangem um amplo espectro de doenças, como as que envolvem a formação de caráter, déficits de atenção e que são amplamente referidos como distúrbios de desenvolvimento.


3. Interrupções no processo de simbolização que muitas vezes são predominantes em pacientes com sintomatologia psicossomática, trauma social e pessoal, disfunções sexuais e os distúrbios do pensamento.

Cada manhã, um painel principal vai girar em torno de um trabalho clínico que irá considerar um desses temas em profundidade. Esta apresentação será seguida por dois documentos de reflexão. Mensagem dos grupos do painel de discussão será oferecida para a continuação do diálogo e da reflexão. Painéis da tarde irão incluir investigações de pesquisa empírica sobre os temas destacados; outros painéis irão refletir as mudanças profundas na paisagem sócio-política que tem sido moldada por eventos históricos, bem como pela atual crise econômica. Essas discussões procurarão abordar as formas em que a prática psicanalítica impacta e é impactada por essas mudanças.

Nosso objetivo é ter um Congresso onde será possível a difusão de conhecimento, a reflexão e o debate em um ambiente aberto. Nós vamos expandir a nossa teoria e prática clínica,  um esforço para aprofundarmos e alargarmos ainda mais a nossa compreensão psicanalítica.

As atividades do Congresso incluir
ão grupos de trabalho, pequenos grupos de discussão, documentos individuais, painéis e posters.

Todas as propostas devem ser feitas on-line, visitando www.ipa.org.uk e clicando em ''Prague Congress 2013 ". O prazo para apresentação de propostas é 07 setembro de 2012. As propostas devem ser recebidas até essa data. Uma confirmação será enviada em resposta.

 
No próximo post vamos mostrar um pouco de Praga, para que vocês conheçam esta cidade linda que será sede do Congresso.

 
Até!

Fonte: www.ipa.org.uk

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!