segunda-feira, 24 de junho de 2013

Departamento de Cultura e Comunidade - Parte IV
“Atividades Culturais: Cinema & Psicanálise”


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431



Olá,

Dando continuidade à série Conheça o Departamento de Cultura e Comunidade da SBPRP, vamos postar hoje sobre nossas atividades culturais. Vamos começar pelo projeto “Cinema & Psicanálise”, que hoje é coordenado pelo Dr. Paulo de Moraes Mendonça Ribeiro.

Acompanhe e conheça para participar também!

O Cinema & Psicanálise foi um projeto pioneiro em Ribeirão Preto que se iniciou em 1999 como um segmento do “Espaço Cultural” da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). O "Espaço Cultural" foi originalmente idealizado pela Dra. Lenise Lisboa Azoubel e o objetivo do Cinema & Psicanálise era apresentar ao público em geral o modo psicanalítico de pensar, bem como apresentar os nossos analistas à comunidade, diminuindo o abismo de idealização que havia (e ainda há um pouco) em relação aos analistas e a própria Psicanálise. Além disso, com o intercâmbio com comunidade, a Psicanálise e os psicanalistas também se enriquecem. Neste tempo, as apresentações eram feitas mensalmente e os comentários dos filmes feitos pelos psicanalistas da SBPRP, podendo ou não ser acompanhados dos comentários de um profissional de uma área diferente. Esta fórmula deu tanto certo que o C&P progrediu muito, e proliferou em outros segmentos da comunidade: hoje, Ribeirão tem cerca de cinco projetos semelhantes espalhados pela cidade (como o do campus da USP, do Centro Médico, do Espaço Kaiser, etc.), bem como também nas cidades vizinhas.

Em função desta expansão foi proposta uma reformulação no formato. Visando um aprofundamento no debate científico, passamos a trabalhar temas na forma de Ciclos; por exemplo, estamos organizando para o segundo semestre deste ano o “Ciclo Lars Von Trier”, que tratará dos filmes “Anticristo” e “Melancolia”, que são filmes autobiográficos do diretor e que versam sobre as profundezas da dor na alma humana. Depois faremos ciclos sobre Eros e Tânatos, Ciúme e Inveja, sobre o diretor espanhol Almodóvar, e assim por diante.

Outra novidade é que mudamos o dia do C&P, transferindo-o da sexta-feira para o último sábado do mês, por volta das 15h; o local transferiu-se da Unidade de Emergência para o Instituto Figueiredo Ferraz, um local de arte e cultura por excelência!

Como o local comporta menos pessoas, serão feitas inscrições antecipadamente pelos membros da SBPRP e as vagas remanescentes serão oferecidas à comunidade. A ideia destas alterações foi aproximar a comunidade científica e cultural do pensar psicanalítico e promover um espaço de ciência e lazer para os colegas e os interessados no tema.

O C&P que ocorre em parceria com o SESC, aos domingos, foi mantido pelo sucesso que tem junto ao público da terceira idade, e também ampliado para atender a comunidade das demais “melhores idades” que costumavam frequentar as sessões do C&P da U.E.

Nossa comissão está assim constituída:

COMISSÃO CINEMA E PSICANÁLISE - BIÊNIO 2013/2014

Coordenação: Paulo de Moraes Mendonça Ribeiro Médico e Psicanalista, Membro Efetivo da SBPRP e da SBPSP, Analista-didata da SBPRP

• Assessores:

Andréa Cicciarelli Pereira - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP
Ana Márcia Vasconcelos P. Rodrigues - Psiquiatra e Membro Associado da SBPRP
Carla Cristina Pierre Bellodi - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP
Cláudia Fernanda Bianchi - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP
Cristiane Reberte de Marque - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP
Lídia Neves Campanelli - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP
Luciano Bonfante - Psicólogo e Membro Filiado do Instituto da SBPRP
Marta Dominguez Sotelino - Psiquiatra e Membro Filiado do Instituto da SBPRP
Silvana Mara L. Andrade - Psiquiatra e Membro Associado da SBPRP
Sônia Maria de Godoy - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP
Suely de Fátima S. Delboni - Psicóloga e Membro Associado da SBPRP

• Representantes da Comunidade:

Lívia Loosli - Psicóloga

• Representantes em Franca:

Ana Márcia V. de Paula Rodrigues - Psiquiatra e Membro Associado da SBPRP
Sônia Godoy - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP

• Representante em São Carlos:

Silvana Mara L. Andrade - Psiquiatra e Membro Associado da SBPRP
Cláudia Fernanda Bianchi - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP

• Representante em Jaboticabal:

Carla Cristina Pierre Bellodi - Psicóloga e Membro Filiado do Instituto da SBPRP


Interessou-se pelo Projeto? Confira nossa agenda e participe.

No próximo post teremos mais novidades de Cinema & Psicanálise.

Fique atento!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!