sábado, 23 de novembro de 2013

Ciclo Lars Von Trier apresenta o filme “Melancolia”
Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431


Hoje vamos divulgar mais uma sessão do projeto Cinema & Psicanálise: “Ciclo Lars Von Trier”. Esta série vem exibindo filmes “semi-autobiográficos” do consagrado cineasta dinamarquês, como ele mesmo refere. A próxima sessão acontecerá em 14 de dezembro às 14h30min no IFF – Instituto Figueiredo Ferraz e apresentará o filme Melancolia

O filme apresenta a estória do metafórico planeta chamado Melancolia, que está em rota de colisão com a Terra, o que resultaria na extinção total da vida. Neste contexto, alardeado por uns e negado por outros, Justine (Kirsten Dunst), mulher que tem um profundo contato com acondição de sofrimento humano, está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland), realiza uma suntuosa festa para a comemoração. Nesta, as verdades pessoais de cada um gradualmente emergem.

O resultado é um filme visualmente muito elaborado, com inspiração em pinturas pré-rafaelitas e contemporâneas alemãs, música de Beethoven (como a "Nona Sinfonia"), tudo isso traduzindo a habitual visão niilista do diretor sobre a vida e as relações humanas. Não escapa nem o destino do planeta Terra, mas na última cena, o lúdico o sonho encontram seu lugar privilegiado.

Uma sessão instigante, que vai nos proporcionar uma bela discussão ao final do filme. Os comentários ao filme serão realizados pela psicanalista, membro efetivo e analista didata da SBPRP, Sra. Thaís Helena Thomé Marques. Um evento imperdível!

Em breve informaremos sobre as inscrições, fique atento pois as vagas são muito limitadas. Se ligue nos posts!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!