terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Atrações instigantes e bem humoradas vão acontecer neste grande evento nos dias 15, 16 e 17 de maio, no auditório da Faculdade de Direito da USP, em Ribeirão Preto - SP.
Confira o Programa Cultural
:

I - CONFERÊNCIA DE ABERTURA: 
    “O Eco do Riso: a comédia mediterrânea no meio de nós”. 
  Marisa Giannecchini Gonçalves de Souza - Doutora em Semiótica e Cultura Clássica (Grego Antigo).        
A abertura é o ato inaugural do evento. Assim sendo, ele reverbera por todos os demais acontecimentos, científicos e culturais. Ciente da grandiosidade deste momento primeiro da Bienal, a Comissão Cultural convidou a Profa. Dra. Marisa Giannecchini Gonçalves de Souza para realizar a Conferência de Abertura. Marisa detém vasto e profundo conhecimento em Cultura Clássica, Teatro Grego, Mitologia, História, Arte, História da Arte, Literatura, Letras Clássicas e Modernas e extenso conhecimento em Semiótica. Em consonância com toda essa riqueza intelectual, Marisa possui extraordinária capacidade de comunicação, proveniente de uma paixão pelo conhecimento e um entusiasmo contagiante com o aprender com as letras e as experiências de vida. Ser apaixonada torna-a apaixonante para quem tem o privilégio de escutá-la.

Com o tema “Ecos do Riso: a comédia mediterrânea entre nós”, Marisa vai situar historicamente a comédia, traçando suas origens e significados na Cultura Ocidental. A obra de Umberto Eco, O Nome da Rosa, será uma das fontes de inspiração para sua fala. Certamente, haverá ecos de sua conferência, ao longo do evento e dentro de cada um de nós. 

II – CURSO: 
      “Humor em Shakespeare” 
   Marlene Soares dos Santos – Prof. Titular de Literatura Inglesa da UFRJ

Shakespeare retratou a essência da alma humana, por intermédio de tragédias e comédias, séculos antes da Psicanálise, da Psiquiatria e da Psicologia se aventurarem em estudos do funcionamento mental. Justifica-se então, que em uma Bienal de Psicanálise e Cultura, cujo tema é Humor, a oportunidade de uma análise da obra de Shakespeare, sob o vértice do humor. Convidamos para essa tarefa importantíssima, a Prof. Dra. Marlene Soares dos Santos, profunda conhecedora da obra shakespeariana, que certamente trará uma contribuição expressiva para que os participantes do evento possam ampliar seus conhecimentos sobre esse tema, bem como propiciar reflexões profundas sobre a função do humor na apresentação da verdade.


III - Apresentação do Coral Cênico da USP, cantando a peça “Santa Clara padroeira da TV”, antes da Conferência de Eugênio Bucci: “Reflexões sobre humor e a Verdade na Grande Mídia – TV e Internet”.

O Coral Cênico da USP Ribeirão, sob a regência do maestro Sérgio Alberto de Oliveira, fará uma apresentação, bem humorada, de peças musicais que possam inspirar as reflexões e discussões sobre o humor que tem sido produzido na grande mídia, suas funções e implicações. 

IV – O caricaturista Josú Barroso  fará caricaturas dos palestrantes e dos participantes. As caricaturas serão expostas, após cada mesa, durante o coffee break.
 
V - Exposição Permanente de cartoons cedidos pelo Salão Internacional do Humor de Piracicaba – SP. 
                  As charges, cartoons e tiras são veículos importantes das verdades presentes no meio cultural, social, político e econômico. Por intermédio de imagens bem humoradas, se expressam as mais diferentes situações, por vezes trágicas, vividas por uma sociedade em particular ou pela humanidade, ao longo de sua existência. A ideia da exposição é apresentar esse tipo de manifestação cultural, como instrumento promotor de uma experiência peculiar, geradora de reflexões sobre a função do humor no contato com a verdade.

Estão programadas outras atividades “surpresa” que acontecerão durante o evento.   

Maria Bernadete A. Contart de Assis 
Coordenadora da Comissão Cultural

Inscrições abertas em breve!


 

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!