quarta-feira, 2 de abril de 2014


Personagens consagrados pela Psicanálise e pela Cultura – o Dr. W. R. Bion, os Drs. Watson, Sherlock e Mycroft Holmes, a famosa Alice do País das Maravilhas e das Memórias do Futuro (bem como sua contraparte, a ‘empregadinha’ Rosemary), os Sacerdotes e os Ladrões da histórica e mítica Tumba do Rei de UR, bem como os supostamente extintos o Estegossauro e o Tiranossauro - serão o mote de uma animada conversa sobre Psicanálise, Verdade e Humor intitulada “Humores: Pensamentos Sonhos” a ser proferida pelos psicanalistas Antônio Sapienza e Paulo Ribeiro na III Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP.

O Dr. Antonio Sapienza é médico e psicanalista, Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo; tem inúmeros trabalhos publicados em jornais, revistas e livros de Psicanálise no Brasil e no exterior; atuou como membro da Comissão de Ética da SBPSP entre 1997 a 2000 sendo coautor do atual código de ética da SBPSP; tem realizado inúmeras conferências sobre Psicanálise em Congressos da FEBRAPSI, em Núcleos e Sociedades de Psicanálise de diversas cidades brasileiras, bem como na Universidade de São Paulo. É considerado por muitos de seus colegas um dos analistas mais criativamente perturbador do Brasil.

O Dr. Paulo de Moraes M. Ribeiro é médico e psicanalista, Membro Efetivo da SBPRP e da SBPSP e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto; foi o Coordenador Geral da II Bienal de Psicanálise e Cultura e Diretor Científico da SBPRP entre 2008 e 2010. É o atual coordenador do Espaço Cultural e do Cinema & Psicanálise da SBPRP, bem como co-coordenador científico da III BIENAL.

Os psicanalistas escolheram o capítulo 27 do livro “The Dream” de W. R. Bion - o primeiro volume da trilogia A Memoir of the Future - para fazer uma livre-adaptação do texto, que será apresentada ao público da III Bienal como estímulo a conversa que se seguirá com os interessados.

Bion, enquanto ‘exilado’ em Los Angeles com sua esposa Francesca, escreveu entre os anos de 1975 e 1979, a trilogia “Uma Memória do Futuro”, que constitui um precioso legado de uma aventura autobiográfica (e autoanalítica) romanceada, elaborada em linguagem instigante, muitas vezes na forma de um teatro no qual vários personagens dialogam entre si. Nesta obra, Bion faz uso de um estilo literário que combina ficção e memória-sonho e nos traz profundas reflexões psicanalíticas. 

O texto pode ser compreendido como um estímulo à oscilação viva, dinâmica, entre os polos narcisista e social-ista de nossas personalidades, bem como um convite a uma apurada discriminação entre um grupo de memórias e tradições que favorecem movimentos em direção à sanidade e outro grupo de memórias que inoculam e entretêm movimentos em direção à psicose. Essa oscilação faz parte do dia a dia de todos nós, sejamos psicanalistas ou não, portanto, pensarmos sobre ela pode trazer novas luzes sobre o nosso viver criativo. Estão todos convidados á participar!

Paulo de Moraes M. Ribeiro
Coordenador da Comissão Científica

Serviço:

III BIENAL DE PSICANÁLISE E CULTURA DA SBPRP
“Humor, Verdade e Psicanálise”


Abertura: 15/05/2014
Data: de 15/05 a 17/05/2014
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto, São Paulo.
Informações: (16) 3623-7585 ou sbprp.secretaria@gmail.com
Inscrições: http://www.sbprp.org.br/bienal/
Facebook: http://goo.gl/qgp4jP

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!