terça-feira, 22 de março de 2011

Por Cristiane Sampaio
MTB: 61431




Bom dia, pessoal!

Pois bem, agora que já entendemos um pouco sobre este campo, que é a PSICANÁLISE. Vamos nos aprofundar mais, e explicar quem regulamenta e se preocupa constantemente com os rumos e praticas desta área no Brasil: a Febrapsi – Federação Brasileira de Psicanálise.

Fundada em 1967, a Febrapsi, previamente chamada de ABP - Associação Brasileira de Psicanálise, aos poucos, foi consolidando sua posição como uma entidade federativa junto às Sociedades brasileiras e, posteriormente, congregando também os Grupos de Estudos que se formavam com o reconhecimento oficial da Associação Internacional de Psicanálise (IPA), que é a entidade internacional fundada por Freud há mais de cem anos.

Em 2008, a ABP tornou-se uma Federação, a Febrapsi, que é, atualmente, composta por 12 Sociedades, um Grupo de Estudos e 11 Núcleos Psicanalíticos, em 15 Estados brasileiros.
Além do relacionamento permanente com as Sociedades, Núcleos Psicanalíticos e Grupos de Estudos, a Febrapsi edita a Revista Brasileira de Psicanálise e organiza os Congressos Brasileiros bianuais.

Na medida em que a psicanálise se expande no Brasil, a Febrapsi tem diversificado suas funções, sendo cada vez mais solicitada a participar no debate e na busca de solução de problemas que afetam o interesse das suas federadas. Sua colaboração ativa em Congressos Regionais, reuniões científicas e didáticas tem contribuído para o desenvolvimento e integração dos psicanalistas brasileiros.

Além da preocupação com os rumos e a prática da psicanálise, bem como com a qualidade da formação científica de seus membros, a Febrapsi e suas federadas estabelecem relações com outras organizações científicas, acadêmicas e culturais. Muitos de seus membros participam de cursos universitários de graduação, pós-graduação e residências médicas. Grande parte das federadas promove atividades abertas ao público, como palestras e debates de filmes. Em diversos Estados nossas Sociedades mantêm centros de atendimento à comunidade, possibilitando tratamento psicanalítico a pessoas que, de outra maneira, não teriam acesso.

Gostou? Quer saber mais? Acesse: www.febrapsi.org.br

E em nosso próximo post, vou apresentar a vocês a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, que sediará o próximo Congresso Nacional de Psicanálise!

Não deixe de conferir!

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Quanto mais espaços a divulgar a psicanálise, melhor. Já adicionei o vosso espaço aos links do meu blog. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cláudio, continue nos acompanhando e comentando por aqui. Será sempre bem-vindo.

    Att,
    SBPRP.

    ResponderExcluir
  3. Thank you. Whenever you can, must pass through here and accompany our posts! Welcome to always participate.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!