terça-feira, 22 de março de 2011

Por Cristiane Sampaio
MTB: 61431




Bom dia, pessoal!

Pois bem, agora que já entendemos um pouco sobre este campo, que é a PSICANÁLISE. Vamos nos aprofundar mais, e explicar quem regulamenta e se preocupa constantemente com os rumos e praticas desta área no Brasil: a Febrapsi – Federação Brasileira de Psicanálise.

Fundada em 1967, a Febrapsi, previamente chamada de ABP - Associação Brasileira de Psicanálise, aos poucos, foi consolidando sua posição como uma entidade federativa junto às Sociedades brasileiras e, posteriormente, congregando também os Grupos de Estudos que se formavam com o reconhecimento oficial da Associação Internacional de Psicanálise (IPA), que é a entidade internacional fundada por Freud há mais de cem anos.

Em 2008, a ABP tornou-se uma Federação, a Febrapsi, que é, atualmente, composta por 12 Sociedades, um Grupo de Estudos e 11 Núcleos Psicanalíticos, em 15 Estados brasileiros.
Além do relacionamento permanente com as Sociedades, Núcleos Psicanalíticos e Grupos de Estudos, a Febrapsi edita a Revista Brasileira de Psicanálise e organiza os Congressos Brasileiros bianuais.

Na medida em que a psicanálise se expande no Brasil, a Febrapsi tem diversificado suas funções, sendo cada vez mais solicitada a participar no debate e na busca de solução de problemas que afetam o interesse das suas federadas. Sua colaboração ativa em Congressos Regionais, reuniões científicas e didáticas tem contribuído para o desenvolvimento e integração dos psicanalistas brasileiros.

Além da preocupação com os rumos e a prática da psicanálise, bem como com a qualidade da formação científica de seus membros, a Febrapsi e suas federadas estabelecem relações com outras organizações científicas, acadêmicas e culturais. Muitos de seus membros participam de cursos universitários de graduação, pós-graduação e residências médicas. Grande parte das federadas promove atividades abertas ao público, como palestras e debates de filmes. Em diversos Estados nossas Sociedades mantêm centros de atendimento à comunidade, possibilitando tratamento psicanalítico a pessoas que, de outra maneira, não teriam acesso.

Gostou? Quer saber mais? Acesse: www.febrapsi.org.br

E em nosso próximo post, vou apresentar a vocês a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, que sediará o próximo Congresso Nacional de Psicanálise!

Não deixe de conferir!

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Quanto mais espaços a divulgar a psicanálise, melhor. Já adicionei o vosso espaço aos links do meu blog. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cláudio, continue nos acompanhando e comentando por aqui. Será sempre bem-vindo.

    Att,
    SBPRP.

    ResponderExcluir
  3. Very enlightening and beneficial to someone whose been out of the circuit for a long time.

    clomid

    ResponderExcluir
  4. Thank you. Whenever you can, must pass through here and accompany our posts! Welcome to always participate.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Loading...
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!