terça-feira, 29 de março de 2011

Por Cristiane Sampaio 
MTB: 61431



Boa tarde, pessoal!

Finalmente vamos apresentar o tema que deu origem a este blog e toda esta divulgação sobre a Psicanálise.

Após retratar aqui um pouco de sua história no mundo e no Brasil, todos, leigos ou não, vão conseguir compreender o objetivo de se abordar Limites: Prazer e Realidade no próximo Congresso Brasileiro de Psicanálise.  A cada post vou trazer a opinião de um Psicanalista sobre o tema, assim será possível uma reflexão e discussão relacionando-o com a Psicanálise Moderna. Sintam-se convidadíssimos a participar, com comentários, dúvidas ou textos.


Para começar, vamos postar aqui a opinião do Psicanalista e Diretor do Conselho Científico da SBPRJ, Bernard Miodownik:


 “Ao reunir tópicos da Psicanálise num só conjunto, o tema oficial do próximo Congresso Brasileiro, “Limites: prazer e realidade”, nos oferece uma cabal demonstração da máxima segundo a qual o todo é maior do que a soma das partes. Fosse uma equação matemática, se diria que os seus fatores trazem incógnitas para o foco da nossa reflexão.
 

Comecemos por limites. Nas raízes da Psicanálise se encontra a pulsão, no limite entre o físico e o psíquico. A Psicanálise revelou os incertos limites entre o normal e o patológico, entre a realidade psíquica (interna) e a realidade (externa), entre a objetividade e a subjetividade. Mostrou também que os limites são necessários ao desenvolvimento dos indivíduos e dos grupos (ex. a interdição edípica), assim como o excesso de limites paralisa o crescimento emocional. O próprio conceito psicanalítico de limite tem sua origem compreendida ora como um produto da mente, ora como uma imposição do mundo externo pela Cultura e pela família.
 

Sobre prazer e realidade, temos a obra de FreudFormulações sobre os dois princípios do acontecer psíquico”, que completará 100 anos com as devidas homenagens durante o Congresso. Ao longo de sua obra, Freud mostrou que há limite tanto para o prazer quanto para a realidade. Sonhar é preciso. 


Ao se juntarem as duas partes, “Limites: prazer e realidade”, novas incógnita afloram. São os problemas e desafios da Psicanálise contemporânea presentes na programação científica do Congresso”.


Gostou e quer saber mais? Sinta-se convidado a participar de nosso Congresso! E em nosso próximo post, mais um comentário sobre o tema de nosso Congresso.


Não deixe de conferir!

Para maiores informações clique no Banner acima ou na página do Congresso no topo do Blog. 
Contato: limitespr@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!