quinta-feira, 24 de março de 2011

Por Cristiane Sampaio
MTB: 61431

Oi pessoal,

Bom, já conseguiram perceber que história é o que não falta, não é mesmo? Então, hoje vamos contar um pouco sobre a SBPRP – A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, que represento ao escrever aqui para vocês!

Fundada em 1993, a SBPRP é reconhecida como uma entidade pública e sem fins lucrativos. Destina-se, entre outros objetivos, a estimular o estudo, o desenvolvimento e a difusão da Psicanálise criada por Sigmund Freud, promovendo atividades como:

• formação de novos psicanalistas, segundo os padrões exigidos pela IPA.
• reuniões científicas regulares para seus membros, visando alimentar a qualidade científica dos mesmos.
• realização de eventos científicos dirigidos a profissionais de áreas afins à Psicanálise.
• criação e manutenção de uma biblioteca especializada em Psicanálise e em temas correlatos.
• atividades voltadas para a comunidade, como o “Cinema e Psicanálise”, o SAP - serviço de atendimento em psicanálise, que oferece análise a valores acessíveis à população, colaboração na forma de consultoria em instituições e projetos públicos.

A SBPRP é também uma organização componente da International Psychoanalytical Association (IPA), a qual congrega atualmente por volta de 72 instituições psicanalíticas distribuídas por 39 países, assim ultrapassando os 11.000 membros filiados.

__________________________________


Porém, para atingir este patamar, a SBPRP ainda passou por muita história até se tornar uma Sociedade Oficial da IPA. Começou mais ou menos assim...

Em 1952, aconteceu a primeira divulgação da Psicanálise na cidade de Ribeirão Preto com a criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (FMRP-USP). Nesta época, seu Diretor, Prof. Zeferino Vaz, um ouvinte atento das idéias psicanalíticas, criou o Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica.

Logo, em 1964, criou-se a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e assim, teve início o curso de Psicologia, onde se formaram alguns dos membros da Sociedade hoje.

Com a vinda para Ribeirão Preto de alguns membros em formação no Instituto de Psicanálise da SBPSP e o início da possibilidade de análise didática condensada em São Paulo, em 1975 foi possível constituir um grupo interessado em trabalhar, estudar e divulgar Psicanálise.

Outros foram se vinculando a esse grupo, até que em 21 de setembro 1984 foi fundado oficialmente o Núcleo dos Psicanalistas de Ribeirão Preto (NPRP), que contou inicialmente com 11 participantes.

O Núcleo de Ribeirão foi-se desenvolvendo em relação à qualidade de produção e sua organização. Em setembro de 1986, o Núcleo promoveu sua primeira jornada, que teve como tema “A Difusão da Psicanálise", e contou com a participação de psicanalistas convidados de outras Sociedades. Foram editados, respectivamente em 1990 e 1991, o primeiro número do Jornal de Psicanálise do NPRP e do Boletim Informativo, ambos de circulação regional.

Durante o XXXVIII Congresso Internacional de Psicanálise, em Amsterdã, em 1993, o Grupo de Es¬tudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto (GEPRP) foi aprovado e reconhecido pelo Executive Council da IPA como um Grupo de Estudos Oficial. Já em 25 de julho de 2001, durante o XLII Congresso Internacional de Psicanálise, em Nice, o Grupo, passou à condição de Sociedade de Psicanálise Provisória e em 29 de julho de 2005, esta Sociedade foi promovida à condição de Sociedade Componente da IPA.

O fato de se ter alcançado a condição de Sociedade Componente da IPA evidencia a prevalência do amor, do respeito mútuo, da colaboração, dos princípios éticos, da esperança e da compaixão, sentimentos esses essenciais à sobrevivência e ao crescimento de um grupo. Por isso, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto é hoje considerada uma das maiores do país.

Para confirmar toda esta história, a Sociedade e a cidade de Ribeirão Preto pretendem sediar o próximo Congresso Nacional de Psicanálise. Mas para saber mais, terá que aguardar o próximo post! 
Não deixe de conferir!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!