terça-feira, 13 de março de 2012


Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

Boa noite, pessoal!

Hoje vamos postar uma dica para quem aprecia a bela arte de Candido Portinari e ainda não teve a oportunidade de visitar ou não soube da exposição que acontece desde 06 de Fevereiro, em São Paulo. Os dois painéis chamados de Guerra e Paz, encomendados pelo Governo Brasileiro para presentear a Sede da ONU podem ser vistos no Memorial da América Latina na capital paulista até 21 de abril. Uma reforma na Sede da ONU em Nova York, onde a obra esteve exposta restritamente, possibilitou sua volta ao Brasil pelo Projeto Portinari. Já estiveram no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e após uma restauração, agora podem ser vistos em São Paulo juntamente com mais de 100 estudos preparatórios de Portinari.


A história por trás do Projeto

Entre 1952 e 1956, Candido Portinari realizou seus dois últimos e maiores murais, Guerra e Paz (14m de altura por 10m de largura, aprox.), encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York.

Localizados em local nobre, de acesso restrito aos delegados das Nações, no hall de entrada da Assembleia Geral, os monumentais painéis não podem ser vistos pelo público por razões de segurança, nem mesmo durante as visitas guiadas da ONU. Por esse motivo, o Projeto Portinari sempre sonhou em expor Guerra e Paz ao grande público.

“… a mais importante obra de arte monumental doada à ONU”.
Dag Hammarskjold, Secretário-Geral da ONU, 1957

Saiba mais:

Candido Portinari

"Vim da terra vermelha e do cafezal.
As almas penadas, os brejos e as matas virgens
Acompanham-me como o espantalho,
Que é o meu auto-retrato.
Todas as coisas frágeis e pobres
Se parecem comigo."
                                           - Candido Portinari 

Em quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais, Portinari legou ao nosso imaginário uma ampla síntese crítica de todos os aspectos da vida brasileira.

Clique aqui e saiba mais sobre o artista!

Até o próximo post! Fiquem ligados nas atualizações em nossa página do facebook e aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!