terça-feira, 20 de março de 2012


Hoje quem deixa um depoimento é a Dra. Suad!

Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

Boa noite, pessoal!

Toda semana vamos postar aqui no blog um depoimento sobre quem é Marcelo Viñar. O Psicanalista e membro titular da Associação Psicanalítica do Uruguai –APU que vem nos visitar em breve e deve proporcionar um ótimo encontro de psicanálise aqui na SBPRP. Vamos começar com a Analista Didata, Suad Haddad de Andrade. Veja o que ela disse sobre ele, 

“Psicanalista uruguaio, figura exponencial da psicanálise latino-americana, tem se destacado por sua competência, produtividade, e principalmente por sua atuação. Sempre presente através de publicações e também o encontramos nos diferentes eventos psicanalíticos  preocupado com os desafios que estamos sempre enfrentando no exercício de nossa tarefa psicanalítica. Ele se diferencia principalmente pela proposta de estarmos sempre atentos às mudanças sociais que levam, inevitavelmente, a mudanças no nosso trabalho clínico. Ninguém melhor que ele para nos falar das contradições do mundo em que vivemos e das repercussões na construção da subjetividade. No mundo atual da hiper-comunicação os critérios de valores e os significados estão muito alterados e daí sua proposta de mantermos permanente diálogo com as outras disciplinas das ciências humanas, como a sociologia, a psicologia social e outras.

Questiona o progresso, principalmente a grande facilidade de estarmos em toda parte e, ao mesmo tempo, as consequências danosas que isto traz para a construção de nossas mentes. Fala da crise de normatividade e de como a ausência de normas acarreta um desassossego geral. Fala da fragilidade dos vínculos, da desigualdade social.  Fala do declínio da introspecção, da quase abolição da vivência relacional afetiva e efetiva. Ele fala da necessidade de revisarmos nossos conceitos psicanalíticos e nossa postura no trabalho clínico em cada conjuntura sócio-histórica. 

Mostra também como o trabalho psicanalítico é um reduto de resistência contra a cultura do efêmero e da instantaneidade.

É um privilégio podermos ouvi-lo e dialogarmos com ele”.

É isso mesmo Dra. Suad., com certeza será um privilégio ter esta oportunidade! E você? Também quer participar do evento com Marcelo Viñar??? É fácil clique aqui!

Bom, é isso. Até o próximo post pessoal! Fiquem ligados nas atualizações em nossa página do facebook e aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!