terça-feira, 10 de setembro de 2013

“Setting analítico ontem e hoje”
Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431


Olá,

Hoje vamos divulgar o próximo encontro do SAP – Serviço de Atendimento em Psicanálise, que acontece na terça-feira (17/09) na sede da SBPRP. Às 20h será realizada a sessão com o projeto Semeando sobre o tema “Setting analítico ontem e hoje” e às 21h a sessão do projeto Clinicando. Um evento imperdível aos universitários e profissionais interessados em psicanálise.

Segundo a psicanalista Ana Cláudia G. R. de Almeida, “O setting analítico se constitui como o conjunto de condições necessárias à realização do trabalho analítico, estando aí entrelaçadas as condições formais (como horários, local, honorários, frequência, etc.) com as condições internas do analista para acolher seu analisando. Os aspectos formais parecem ser evidentes ou mais simples de serem reconhecidos, porém não são suficientes para sustentar o trabalho de análise. Ao longo do desenvolvimento do conhecimento psicanalítico, a pessoa real do analista com suas condições internas foi sendo cada vez mais considerada como inerente ao setting, expressando a necessidade de que a teoria psicanalítica seja algo vivenciado, incorporado e não apenas conhecido. Mas a partir destas reflexões poderíamos dizer que o setting analítico se transformou ao longo do tempo? Haveria um setting ontem e outro hoje? Vamos conversar?”

Vamos e será uma conversa e tanto. Não deixem de participar!

# Conheça o projeto - Terças na Sociedade
Semeando a Psicanálise e Clinicando em Ribeirão Preto

O objetivo é apresentar alguns aspectos da teoria e técnica psicanalítica, para estudantes e profissionais recém-formados dos cursos de psicologia e medicina por meio de palestras e seminários clínicos ministrados por psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. O projeto é organizado pela Dra. Regina C. Mingorance de Lima, com a colaboração da Sra. Marystella Carvalho Esbrogeo.

# Serviço

SBPRP 
Rua Ércoli Verri, 230 - Jardim Ana Maria
Ribeirão Preto - CEP- 14026-200
(16) 3623-7585 



0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!