quinta-feira, 9 de junho de 2011


Por Dayane Malta
MTB – 61585/SP


Boa tarde pessoal!

Hoje nós iremos falar sobre a programação social do XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise, que ocorre de 7 a 10 de setembro, feriado da Independência, em Ribeirão Preto. Além dos eventos científicos, durante o Congresso os participantes terão a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos da cidade, os engenhos da região e o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, cidade vizinha de Ribeirão.  

O Museu Casa de Portinari foi inaugurado em 14 de março de 1970, no local onde residiu em sua infância e juventude, o pintor Cândido Portinari. O local abriga importantes obras do artista produzidas em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, objetos de uso pessoal e profissional, móveis e utensílios. 

Nascido no dia 30 de dezembro de 1903, filho de imigrantes italianos, de origem humilde, Portinari desde criança manifestava vocação artística. Em busca de um aprendizado mais metódico em pintura, aos 15 anos, matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

O artista pintou aproximadamente cinco mil obras, desde pequenos esboços e pinturas como O Lavrador de Café, a grandes murais, como os painéis Guerra e Paz. Também fez retratos, os mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e do escritor Mário de Andrade.

(O Lavrador de Café)

Segundo estudiosos, Portinari é considerado um dos artistas plásticos mais importantes da história do Brasil, seu museu é uma emocionante viagem ao seu passado, às suas origens. Vale a visita!


 Portinari com seus pinceis. Rio de Janeiro, 1956.

Assim, é neste universo que o XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise proporcionará aos seus participantes um “encontro” repleto de atrações científicas, culturais, gastronômicas e etc.

Gostou e quer saber mais?
  Na próxima semana traremos mais novidades sobre o XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise.  Fica combinado, nos encontraremos no mesmo local e horário. Até lá!

Fonte: Museu Casa de Portinari / Ritual Café
    

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!