MOVIMENTOS EM DIREÇÃO A CANTAR,
COMPOR E INTERPRETAR
Este
trabalho foi apresentado em reunião científica da SBPRP em setembro de 2013 e
depois enviado para o congresso da FEPAL de 2014. Nele faço um paralelo entre o
fazer do músico e o do psicanalista apoiando-me em estudos na área das Ciências
da Performance, com o qual tive contato por uma parceria com a Faculdade de
Música da USP-Ribeirão Preto. Faço uma discussão sobre o conhecido ‘medo do
palco’, enfocando as emoções expressas ou despertadas no cantor lírico no
momento de suas apresentações, e os possíveis significados da performance
musical para estes profissionais. Parto disso para elaborar alguns modelos que
podem ser úteis para se pensar o trabalho analítico.
Apresento
à seguir, um pequeno apanhado da importância dos sons na evolução biológica e
cultural do ser humano, abordando a
questão da Cesura (Bion).
A
segunda parte do trabalho se concentra em aspectos mais clínicos, abordando a
singularidade do sonhar do analista durantes as sessões de análise, e relato vinhetas
clínicas em que o fenômeno da musicalidade/sonoridade surge nas sessões,
através de lembranças de músicas populares brasileiras. Descrevo manifestações
de ‘sonhos auditivos’ durantes os atendimentos de meus analisandos, relacionado-as à possíveis captações de aspectos da mente
embrionária em analisando e analista durante estes encontros. Com base nestas
experiências clínicas apresento algumas conjeturas sobre a implicação do
universo sonoro na formação do pensar.
Fica
claro, nesta tentativa de aproximação com a pesquisa musical, a importância
para a Psicanálise, deste diálogo com as diversas manifestações artísticas.
Para
quem gostou do tema, temos a seguir sugestões de leitura:
Wisnik, J. M., (1989). O Som
e o Sentido – Uma Outra História das Músicas. Companhia das Letras, São Paulo,
1999.
Patel,
D. A., (2009).Music and the brain: three
links to language. The Oxford Handbook of Music Psychology, edited by Susan
Hallan, Ian Cross and Michael Thaut. Oxford
University Press, 2009.
Bion, W.R. (1981). Cesura. Revista Brasileira de
Psicanálise, Vol XV nº2, 1981.
Beatriz Troncon Busatto
Membro efetivo da SBPRP
0 comentários:
Postar um comentário