quinta-feira, 5 de abril de 2012


Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

Boa noite, pessoal!

Hoje, vamos postar mais um depoimento sobre a experiência de nossos membros com Marcelo Viñar. Como vocês vão acompanhar abaixo, a Psicanalista e Membro da SBPRP, Maria Lucimar Fortes Paiva Defino define de uma maneira muito especial o seu encontro com este grande nome da Psicanálise atual. Acompanhem,

“Meu primeiro contato com Marcelo Viñar aconteceu numa assembléia de delegados, em meio a discussões de interesse geral, mas de difícil consenso em alguns aspectos. De início não sabia que ele era Marcelo Viñar, mas logo percebi estar próxima de alguém que transpirava muita intensidade, e cuja maneira vivaz de estar ali e de se comunicar era especial e intrigante. As suas interpelações e o modo como me perguntava sobre o que estavam falando os membros componentes da mesa lembrou-me de perto as inquietudes adolescentes, de quem acredita que tem muito a fazer e não pode perder nada.

É uma oportunidade inolvidável ter contato com alguém que vive de modo tão coerente com seu posicionamento teórico, e cujo posicionamento se deriva uma experiência tão vívida como a que ele nos pode contar. 

O tema do estranho-conhecido e as redes que tecem a dialética dos mundos externo-interno, em contraposição à dicotomização entre esses universos são constantes em seus trabalhos. Ele propõe a exogamia como uma forma necessária para o desenvolvimento saudável de instituições, de indivíduos, de idéias. Mas a exogamia entendida como um reconhecimento de fato do outro, da possibilidade real da dissidência, do diferente. Um autor muito especial para acompanhar nosso cotidiano nos institutos, e que nos confirma que ... “No tempo de formação, cada um se apropria das idéias ou dos conceitos que buscam domar, domesticar o potro da paixão transferencial - uma intensidade dos afetos que entorpecem o transcorrer da racionalidade habitual.” (Viñar, 2009)

Ainda que pareça óbvio e teoricamente um acordo em nossas lides diárias e em nossas instituições, essa questão da curiosidade e do apreço pelo inédito, estranho, ainda tem o seu lugar necessário de descoberta e cuidados”.

É isso aí! Ficou com vontade de também conhecer Marcelo Viñar? Não perca o evento! Já estamos nos aproximando do encontro, que vai se realizar em 13 e 14 deste mês. Você não vai ficar fora dessa! As vagas estão acabando, clique aqui e se inscreva!

Bom, é isso. Até o próximo post pessoal! Fiquem ligados nas atualizações em nossa página do facebook e aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!