segunda-feira, 2 de abril de 2012


Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

Boa noite, pessoal!

Toda semana vamos postar aqui no blog um depoimento sobre quem é Marcelo Viñar. O Psicanalista e membro titular da Associação Psicanalítica do Uruguai –APU que vem nos visitar em breve e deve proporcionar um ótimo encontro de psicanálise aqui na SBPRP. Hoje vamos postar a opinião da Sra. Guiomar Papa de Morais (Membro efetivo da SBPRP). Veja o que ela disse sobre ele,

“Os resíduos da indefensão originária e o recurso aos pais onicientes não são apenas próprias do bebê imaturo, mas acompanham o ser humano em toda sua existência”, nos relembra Marcelo Viñar em seu artigo “Sobre como adotar uma teoria (psicanalítica) sem tornar-se um adepto” (2005). Acompanha-nos no complexo processo de compor nossa própria identidade e alteridade, incluindo a identidade profissional. Neste artigo, Marcelo Viñar discute, em especial, a adoção a uma teoria psicanalítica, não como algo que “ordena um código interpretativo que orienta a navegação”, mas como uma adesão, funcionando como “um bálsamo que aquieta os avatares do naufrágio”. Alívio que mata “o assombro e a surpresa, e reduz o horizonte da incerteza”.

Transmite com muita vivacidade suas experiências de ter vivido como exilado na França, uma terra na qual se sentiu genuinamente acolhido, porém “na solidão do exílio e com a torpeza do idioma”, incluindo-as na constituição de si mesmo como psicanalista e no transito com a diversidade da teoria psicanalítica.

Finaliza o artigo com uma instigante reflexão: “o exercício historizante tem como virtude o pretender colocar a transmissão não apenas ancorada nos fundamentos estabelecidos na doutrina do passado, mas nos enigmas – que não faltam – de um mundo presente e por vir”.

Ficou com vontade de saber mais e discutir mais? Deixe aqui sua opinião e não perca o evento com Marcelo Viñar, acesse aqui a página do evento no site da sociedade para fazer sua inscrição!  

Lembrem-se é no dia 13 e 14 de Abril! Vagas Limitadas!

Bom, é isso. Até o próximo post pessoal! Fiquem ligados nas atualizações em nossa página do facebook e aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!