sábado, 21 de abril de 2012


Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

Olá, 

O evento Transformações em Ribeirão Preto foi pensado a partir do contato de um grupo de psicanalistas de nossa cidade com o Dr. James Grotstein. Sua generosidade em compartilhar conosco as ideias elaboradas a partir de um profundo conhecimento da obra de Klein e posteriormente de Bion, despertou a vontade de expandir esta experiência, sob a forma de um evento. O estudo das Transformações em Bion tem sido um grande estímulo ao pensar, por ser uma mudança essencial em sua teoria e também por lançar novas possibilidades à prática da psicanálise.

Dr. James S. Grotstein é psiquiatra e psicanalista, professor da UCLA School of Medicine e analista didata do Los AngelesPsychoanalytic Institute - Psychoanalytic Center of Califórnia. Teve um contato muito próximo com Bion quando este viveu na Califórnia. É autor de inúmeros trabalhos científicos em importantes jornais e revistas psicanalíticas nos EUA, Europa e América Latina, e de diversos livros, alguns deles publicados no Brasil:

"O buraco negro" (Esgotado!)

"A divisão e a identificação projetiva"

"Quem é o sonhador que sonha o sonho"

"Um facho de intensa escuridão"

Neste último livro, em que sintetiza o legado de Bion à Psicanálise, reapresenta o conceito de transidentificação projetiva , uma de suas ideias mais originais.

Bom, assim como a presença de Marcelo Viñar nos trouxe muitos questionamentos e várias experiências, ter a oportunidade de vivenciar e aprender um pouco também com o Dr. James S. Grotstein será uma oportunidade única!

Nós já abrimos inscrições em nosso website, clique aqui e se inscreva! As vagas são limitadas!

O evento que vai se realizar nos dias 15 e 16 de junho, tem como objetivo colaborar na difusão do pensamento de W. R. Bion por meio do contato com psicanalistas que desenvolveram as suas idéias de maneira original. No programa, além da vídeo conferência, teremos as presenças dos psicanalistas Arnaldo Chuster, Celia Fix Korbivcher, Júlio Frochtengarten e Renato Tratchtenberg.

Até semana que vem! Fiquem ligados em nossas atualizações em nossa página do facebook e aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!