terça-feira, 8 de maio de 2012


Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

Olá,

Hoje vamos postar aqui uma prévia do que será debatido no evento que está por vir, Psicanálise & Universidade. A pedido do Blog, a Psicanalista e Membro efetivo da SBPRP, Maria Auxiliadora Campos, nos enviou este texto que traz um pouquinho sobre a aproximação entre as demandas da sociedade atual e a formação do profissional de saúde mental.

“No contraponto estabelecido, destaca que a sociedade atual vem sendo marcada pela rapidez com que as coisas surgem e desaparecem, havendo assim uma falta de permanência, uma tendência ao instantâneo, ao sensorial e ao descartável que caminham na contramão das necessidades do sujeito em formação, cuja construção de uma identidade profissional requer, grande investimento teórico e pessoal, tempo e espaço para pensar, processar, transformar e até expandir os conteúdos adquiridos e as experiências vividas.

Além da quantidade e qualidade dos conteúdos teóricos oferecidos pelo corpo docente das instituições, a autora enfatiza a importância das trocas afetivas favorecedoras de conforto físico e psíquico, ao discorrer sobre condições de acolhimento, contenção e consideração pela singularidade do profissional em formação. 

Aponta ainda para a importância de não sobrecarregá-lo com exposição e tomadas de posição em relação a conflitos intra-institucionais, com freqüência crônicos e de pouca resolução ou acomodação a curto e médio prazos. Esse tipo de envolvimento, geralmente, implica em desvio do foco de aprendizado para aspectos pouco saudáveis dos grupos que habitam a instituição.

Outro assunto em pauta para este grande evento, será a pluralidade das instituições universitárias, ou seja, oferecer uma formação que contemple as diferentes correntes de pensamento, assim como as políticas de saúde vigentes, evitando assim uma posição que pareça dogmática e única fonte de verdade. A formação voltada para uma única vertente teórica dificulta, sobremaneira, a inserção de recém-formados no mercado de trabalho”.

Gostaram? Então, para quem ainda não se inscreveu, clique aqui. Até dia 11/05 pode ser feito pelo site, depois somente na SBPRP!  Não deixe de confirmar presença na página do evento no facebook
 
As vagas são limitadas!

Evento:

Data: 26/05/2012
Horário: A partir das 8h.
Local: Anfiteatro do Hemocentro – HC-FMRP-USP 
Informações: Pelos links Eventos e SBPRP ou pelo telefone 3623-7585.

Realização:

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!