terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431




Olá,

A partir de hoje, o blog da SBPRP postará uma série de entrevistas sobre os assuntos que serão abordados durante o Pré-Congresso Brasileiro de Psicanálise a ser realizado em Ribeirão Preto no dia treze de abril de 2013 com o tema “Ser contemporâneo: Medo e Paixão”. Abrindo a série teremos um bate-papo com a Psicanalista, Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini, Analista Didata da SBPRP, que no evento apresentará o trabalho “Medo e Paixão nos Mitos: um modo de olhar a contemporaneidade”. Acompanhem!

SBPRP: A escolha do tema para o próximo Congresso foi muito oportuna e relevante. Como a senhora pretende abordar esta temática neste evento preparatório?

Maria: O tema contemplado para o Congresso Brasileiro é “Ser contemporâneo: medo e paixão”. Em nosso Pré-Congresso, abordarei os medos e paixões do homem como elementos intrínsecos à sua natureza, e o farei apresentando algumas questões que possam configurá-los na contemporaneidade e outras em que esses mesmos elementos perpassam um tempo social, cultural e histórico”.
 
S: A senhora fará uma relação do Medo e da Paixão nos Mitos, o que os participantes podem esperar sobre esta palestra?

M: “Pretendo me pautar em alguns conhecidos mitos gregos, sobre os quais farei um breve relato, para que possamos fazer um contato com essas narrativas e, a partir das mesmas, levantarei algumas questões nascidas da experiência clínica, para que nos ajudem a repensar expectativas e também inquietações da vida humana, tanto na atualidade quanto na sua atemporalidade”.

S: Pensando em psicanálise, como seria este modo de olhar a contemporaneidade?

M: “Nada do que é humano é alheio à Psicanálise, cujo objeto de estudo é a realidade psíquica, nas suas invariantes e transformações. A Psicanálise sempre dialogou com as produções culturais da humanidade e as narrativas míticas expressam realizações criativas e culturais do homem. Os mitos gregos falam da realidade humana, de seus sonhos, de suas paixões, de seus temores, de sua força, de sua fragilidade, portanto, quando a Psicanálise faz essa interlocução com a Mitologia, acreditamos na fecundidade dessa parceria a ampliar nossa visão sobre a vida humana e a realidade psíquica”.

E aí gostou? Então, não perca tempo. Clique AQUI e se inscreva para o pré-congresso!

Ninguém vai perder!


-----------------------------------------------------------

#Saiba mais sobre a palestrante

Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini – formada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), especialização em Orientação Psicodinâmica pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP) e formação psicanalítica pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e membro associado dessa instituição. Membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Docente do Instituto de Psicanálise da SBPRP, coeditora da Revista Bergasse 19 da SBPRP e editora regional da Revista Brasileira de Psicanálise da SBPSP.

Trabalhos publicados:

·         POLACCHINI, M. A. S. O processo analítico em relação a certos estados mentais gerados na tensão da tríade do “amor, ódio e conhecimento”. In: Reflexões psicanalíticas 2009. São Paulo: Artes Médicas, 2010, p. 121-136. (trabalho também apresentado no XXII Congresso Brasileiro de Psicanálise da Federação Brasileira de Psicanálise)

·         POLACCHINI, M. A. S. A interpretação como capacidade de pensar do analista. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Bergasse 19. Vol. I, nº 2, 2010, p. 87-101.

·         POLACCHINI, M. A. S. Comentários sobre “Modalidades de encontro analítico” de Fernanda Sivaldi Roberti Passalacqua. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Bergasse 19. Vol. II, nº 1, 2011, p. 149-154. (trabalho também apresentado em Pré-Congresso da SBPRP)

·         POLACCHINI, M. A. S; et. al. Sobre alegrias e dores. Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Bergasse 19. Vol. II, nº 2, 2011, p. 62-72. (trabalho também apresentado em Reunião Científica da SBRPR)

·         POLACCHINI, M. A. S. Transmissão da Psicanálise: o valor da formação e instituição psicanalíticas. Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Bergasse 19. Vol. III, nº 1, 2012, p. 55-72. (trabalho também apresentado no Eixo Didático do Congresso Brasileiro de Psicanálise de 2011)



0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!