quarta-feira, 19 de março de 2014


Marlene Soares Dos Santos, Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui uma trajetória acadêmica exemplar como pesquisadora e educadora, com títulos alçados em renomadas universidades estrangeiras.

Possui grande dedicação ao campo de estudos literários no Brasil, profunda conhecedora do texto teatral e da teoria dramática, sobretudo do drama shakespeariano, oferecerá, na III Bienal da SBPRP, o curso "O Humor em Shakespeare", com o pareamento do humor e do riso, confidenciando a subversão da ideologia da seriedade. Além disso, Marlene também nos contará sobre a evolução semântica da palavra humour na Inglaterra das eras elisabetana e jaimesca; sobre as diferentes faces do humor nas comédias; as desconstruções das visões de honra, heroísmo e poder das peças históricas por meio do riso; os espaços do cômico e do lúdico nas tragédias; as estratégias do humor: linguísticas, teatrais e metateatrais; a singularidade das personagens cômicas shakespearianas: criados, palhaços e bobos.   

Há muito se diz que, antes de Shakespeare nossa condição humana era bem mais simples, embora, muito menos interessante... Com o bardo, descortina-se a magnitude de um humor que enfatiza a vulnerabilidade de cada ego, nossa capacidade de rir _ ou ‘chorar de rir’_ de nós mesmos, nos meandros da imensa disposição com que rimos dos outros...  à luz de que, tudo se torna sério e risível ao mesmo tempo. Como nos provoca Shakespeare: “Que faria o homem se não risse”?

Se o mundo é um palco em que cada um deve recitar um papel, Marlene, em cujos sonhos se tece, vem também a este nos instigar questões que podem nos levar a pressentir mistérios nunca então sonhados pela nossa vã filosofia...

Patrícia R. A. Tittoto
Comissão de Divulgação


Serviço:

III BIENAL DE PSICANÁLISE E CULTURA DA SBPRP
“Humor, Verdade e Psicanálise”


Abertura: 15/05/2014
Data: de 15/05 a 17/05/2014
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto, São Paulo.
Informações: (16) 3623-7585 ou sbprp.secretaria@gmail.com
Inscrições: http://www.sbprp.org.br/bienal/
Facebook: http://goo.gl/qgp4jP




0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!