quinta-feira, 13 de março de 2014


Raul Hartke, psiquiatra, analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, com várias publicações no Brasil e no exterior, estará nos prestigiando nesta III Bienal da SBPRP oferecendo o curso “Humor e Verdade nas Comédias Gregas” - Uma leitura psicanalítica.

O psiquiatra confabula há anos com várias instâncias (entre elas: o simbólico, o real, a realidade psíquica) em discursos e experiências que fecundam o saber psicanalítico. Ele tem buscado nos caminhos da arte, da música e da mitologia, em meio a tantos outros, expressões valorosas do que se mantém estruturante _ e em permanente transformação _ nas constituições pessoais, ‘o que não se pode apagar’ _ que, em grego, dá-se o nome de alétheia, também traduzida como desvelamento, verdade!

Com o auxílio de alguns mitos gregos (principalmente os de Dionísio e Édipo), sob o vértice psicanalítico, Hartke objetiva em seu curso expor e debater principalmente os seguintes pontos:

1.    As origens, a natureza e a estrutura dessas comédias;
2.    As diversas relações entre a comédia, o humor, o chiste e o riso;
3.    As vinculações entre estes recursos cômicos e a verdade, sobretudo a verdade emocional, tanto na economia psíquica interna dos indivíduos, como nas relações sociais.

Essas proposições serão ilustradas com o resumo de algumas comédias de Aristófanes, do Misantropo, de Menandro e de algumas derivações modernas dessas formas teatrais.

Assim como os mitos são passíveis de construção, de reconstrução e atualização, tomemos esta oportunidade, de estar junto a Hartke, como uma possibilidade de imersão em nossos próprios mitos pessoais, com suas ambiguidades, transitando em nosso indeterminado tempo interno.

Mais um curso imperdível na Bienal!

Patrícia R. A. Tittoto
Comissão de Divulgação

Serviço:

III BIENAL DE PSICANÁLISE E CULTURA DA SBPRP
“Humor, Verdade e Psicanálise”


Abertura: 15/05/2014
Data: de 15/05 a 17/05/2014
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto, São Paulo.
Informações: (16) 3623-7585 ou sbprp.secretaria@gmail.com
Inscrições: http://www.sbprp.org.br/bienal/
Facebook: http://goo.gl/qgp4jP


0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!