Berggasse 19 – Vol. V, Nº 1 –
“Cinema e Psicanálise”
Resumos dos Artigos
6. A segunda chance de Stella
Comentários
sobre o filme Stella, de Sylvie
Verheyde
Izelinda
Garcia de Barros, SBPSP
Resumo: Nos
comentários sobre o filme Stella (2008),
procuro destacar, em especial, as possibilidades
de expansão psíquica contida na turbulência emocional da adolescência. A trama
gira em torno das vivências transformadoras que ocorreram com Stella quando,
aos 11 anos, muda de escola ao iniciar o ginásio, e lá descobre, através de uma
colega muito especial, o valor da amizade e o gosto pela música e pela leitura.
7. Melanie
Klein vai ao cinema
Péricles Pinheiro Machado Jr, SBPSP
Belinda Piltcher Haber Mandelbaum, USP/SP
Resumo:
Por volta de 1941, Melanie Klein redigiu um esboço
de interpretação do filme Cidadão Kane,
de Orson Welles, lançado nesse mesmo ano. “Notes on Citizen Kane” é mantido sob
a cura do Melanie Klein Trust, em Londres, e somente em 1998 foi publicado em
uma coletânea de ensaios sobre o pensamento kleiniano. O presente artigo propõe
uma análise crítica do texto de Klein, apoiando-se nas contribuições de Laura
Mulvey para discutir elementos estilísticos e, em certa medida, metodológicos
que caracterizam a abordagem kleiniana de análise do filme. A noção de fantasia
inconsciente – elemento central do
pensamento kleiniano – é discutida à luz das elaborações teóricas de Hanna
Segal sobre a experiência estética propiciada pelas artes e aprofundada com as
contribuições de Graham Clarke e Michael O’Pray sobre a experiência do
psicanalista como espectador no cinema.
8.
Lennon e
Macabéa: um comentário sobre A hora da
estrela
Luiz
Celso Castro de Toledo, SBPRP
Resumo: Este trabalho é um comentário sobre o
filme A hora da estrela, uma adaptação da obra de Clarice Lispector. A partir da
leitura do texto original e de sua adaptação cinematográfica, de uma canção
composta por John Lennon e de reflexões a respeito das relações entre a obra e
a vida da autora, me dediquei a abordar as temáticas do desamparo e da
finitude.
9.
Dor e Paixão: um passeio pela vida e
obra de Frida Kahlo
Ana Regina Morandini Caldeira, SBPRP
Resumo: A autora visa a fazer um trânsito pela vida e
obra de Frida Kahlo, num caminhar desde o nascimento até sua morte. Sublinha os
sofrimentos, traumas e ausências pelas quais viveu e constituiu seu
funcionamento mental. Ressalta como fez uso da arte para elaboração de suas
dores psíquicas. Neste trabalho, há uma tentativa de alinhavo entre estes
vários aspectos, para a integração entre elementos contidos na obra
cinematográfica Frida, em sua
biografia, e nas peças artísticas que produziu, tendo como referencial o olhar
que a psicanálise pode revelar.
10. As baleias de agosto
- Entre a melancolia e o luto, o sonho
Cybelli Morello Labate, SBPRP
Resumo:
Partindo do enredo do filme As baleias de
agosto e da relação entre as personagens, a autora discute questões
referentes à passagem do tempo, ao envelhecimento e à transitoriedade da vida,
tomando como base as teorias psicanalíticas sobre luto, melancolia e aprender
com a experiência que iluminam a possibilidade de trânsito entre diferentes
estados mentais.
11. Uma
articulação entre Psicanálise e Cinema: o caso Žižek
Luiz Moreno Guimarães, USP/SP
Thiago Emanuel Luzzi, USP/SP
Resumo: Pretende-se, através da análise do filme O guia perverso da ideologia, de Slavoj Žižek, evidenciar a forma
como este autor concebe (i) a montagem fantasmática da ideologia, (ii) a
maneira singular como ela ganha expressão em algumas propagandas e mercadorias
e (iii) um possível atravessamento desse fantasma. O argumento principal do
texto é que o filme em questão, para além de uma mera ilustração de teorias
psicanalíticas, permite trazer à tona a singularidade da crítica
psicanaliticamente orientada de Žižek, isto é, o modo como esse autor propõe
ocupar uma determinada posição de análise e de crítica que possibilita incidir na
ideologia.
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