terça-feira, 31 de março de 2015

"Vida e Morte da Mulher no Universo da Ópera"
Sofrimentos e provações das personagens femininas nos libretos das operas

Conheça o Programa:

La Bohème, Tosca e Madama Butterfly, são três importantes obras de Giacomo Puccini que estão no programa de “VIDA e MORTE da MULHER no UNIVERSO da ÓPERA”, em 10/04/2015, no Teatro Minaz. 
Nestas obras podemos identificar a presença de três diferentes modelos de mulheres de Puccini, que serão apresentados e debatidos pelas nossas convidadas, Maria Aparecida Sidericoudes e Gisele Ganade.

LA BOHÈME

La Bohème teve sua estreia em Turim, a 1 de fevereiro de 1896. Tornou-se um sucesso popular e em poucos anos foi encenada nas principais casas de ópera da Europa, assim como nos Estados Unidos. Ainda hoje continua a ser uma das óperas mais encenadas.
A história passa-se em Paris, no início do século XIX, e o argumento gira em torno de um grupo de artistas em conflito e com a falta de recursos financeiros, porém, Puccini nos introduz para além desta realidade da vida dos personagens, e nos convida a entrar pelo mundo dos sonhos destas pessoas, evidenciando o sentimento de amor que se propaga através da música.
La Bohème é uma obra musicalmente requintada e em seus personagens já se encontram delineados alguns dos caracteres constantes no mundo pucciniano, que é visto essencialmente pela perspectiva feminina.
Em la Bohème, a mulher amante, resignada e disposta ao sacrifício, seduz o homem implorando pela sua proteção, centralizando passivamente a ação, conduzindo-a ativamente.


Cartaz de La bohème, por Adolfo Hohenstein (1896)

Flap and fuss … Opera North's La Bohème. Photograph: Bill Cooper Bill Cooper/PR

Veja mais sobre La Bohème:
https://www.youtube.com/watch?v=0ObW9kaDY1o
https://www.youtube.com/watch?v=TSxuGT61pMo

TOSCA

Tosca, que estreou em Roma, em 1900, tem sua história ambientada na Roma de 1800. Ela fala sobre uma trágica história de amor, poder e traição, visto através do triângulo amoroso formado por uma mulher de personalidade forte, um delegado e um pintor idealista.

Cartaz da Tosca (Adolf Hohenstein, 1899)

Veja mais sobre Tosca:
https://www.youtube.com/watch?v=sgqN9u84LII
https://www.youtube.com/watch?v=rT-86OtwzDI
https://www.youtube.com/watch?v=Sr__GZMFpqk

MADAMA BUTTERFLY

Madama Butterfly, de 1904, conta a história de um amor impossível e romântico, onde a mulher surge como o modelo da amante sacrificada, submetida ao homem, sempre presente na obra pucciana. É uma mulher ingénue, carregada de sensualidade, que dá tudo ao homem, mas é também aquela que se apodera da vida deste homem, ainda que perca a sua própria vida.

Cartaz de Madama Butterfly
(litografia de Adolfo Hohenstein, 1904)

Veja mais sobre Madama Butterfly:
https://www.youtube.com/watch?v=kQywGsLhobs
https://www.youtube.com/watch?v=Sr__GZMFpqk

Referência deste material foi extraída do livro: “A Ópera”, de Fernando Fraga e Blas Matamoro. Editora Angra, 2001.




0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!