segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A SBPRP apresenta:

Evento de lançamento da Revista Berggasse 19 Vol. VII, nº 1 
Dia: 03 de dezembro de 2016, sábado, às 10h30

Local: Anfiteatro da SBPRP

Palestra “O Erotismo em Merleau-Ponty”, com o Prof. Dr. Reinaldo Furlan

Este número apresenta artigos de palestrantes da IV Bienal de Psicanálise e Cultura “Psicanálise e Tecnologia Diálogos Possíveis” realizada durante os dias 19 à 21 de Maio de 2016


Seguem dois resumos dos artigos presentes:

1. Cultura no ambiente tecnológico - Reinaldo Furlan.

Resumo

O artigo se divide em três partes. Na primeira, procurei desdobrar algumas questões pertinentes aos termos do enunciado “cultura no ambiente tecnológico”, ou estabelecer um campo prévio de significados para a sua discussão. Na segunda parte, introduzo dois termos que me parecem necessários para essa discussão: o advento da modernidade e do capitalismo, para contextualizar, ainda que de forma breve, a situação atual de globalização com as novas tecnologias de informação e comunicação. Na terceira parte, destaco algumas questões que me parecem importantes para uma discussão mais específica do tema, privilegiando a questão do consumo nas sociedades modernas contemporâneas. Concluo procurando articular, através da noção de desejo, as principais noções desenvolvidas nas três partes. Ou seja, vida, tecnologia, desejo e mundo (primeira parte), modernidade, capitalismo e consumo (segunda parte), consumo, política e cultura (terceira parte). Em particular, destaco as noções de pulsão, desejo e sublimação, atreladas à noção de imagem presente no uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Palavras-chave: cultura; sociedade tecnológica; capitalismo cultural; desejo e mundo contemporâneo; novas tecnologias de informação e comunicação.

2. Ambientes digitais e imagens, uma presença virtual constante - Anette Blaya Luz.

Resumo
Reflexões sobre a influência das mídias digitais no processo de subjetivação do indivíduo, a repercussão disso nos relacionamentos humanos, na constituição da identidade e uso destas ferramentas digitais na clínica psicanalítica contemporânea.

Palavras–chave: mídias digitais, subjetivação, clínica psicanalítica contemporânea

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!