quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Cinema & Psicanálise Ribeirão Preto apresenta: 

O LIVRO DE CABECEIRA (Petter Greenaway) 
19 de Novembro, sábado, às 14h30 
Comentários Dr. Miguel Marques, analista didata da SBPRP. 

Local: Instituto Figueiredo Ferraz
Rua Maestro Inácio Stábile, 200 - Ribeirão Preto. 

Reservem a data! Em breve, mais informações sobre as inscrições.


Comentário de Dr. Miguel Marques, analista didata da SBPRP:

O filme de Peter Greenaway chama a atenção sobre o corpo e seu prazer enquanto fonte de sentido, enquanto tonalidade e qualidade do que os seres humanos podem significar por seus discursos, culturas e sociedades. Produzir sentido, interpretar significados, não é uma atividade puramente cognitiva, ou mesmo intelectual ou cerebral; é o corpo, esse laço de nossas sensibilidades que significa e interpreta.

O corpo-papel é matéria prima na experimentação artístico-literária de Nagiko, personagem principal de O Livro de Cabeceira. O fascínio pela escrita sobre a pele produz um total de 13 livros que variam de acordo com o papel-pele e o tema-pessoa envolvidos em suas criações.

O livro de Sei Shônagon, um clássico da literatura japonesa, uma das referências básicas do filme, aponta apenas duas coisas como dignas de confiança: “o prazer da carne” e o “prazer da literatura”; a união dos dois prazeres significa alcançar o êxtase, a plenitude.

Que continuidade há entre o prazer do ventre e o prazer estético, entre o bem-estar da carne e o sentimento de euforia do sábio, do filósofo, do apaixonado pelas artes?

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!